homem bebendo água para ficar hidratado durante passeio bicicleta

Língua desidratada? O que sua boca está lhe dizendo

Sua língua parece um pouco estranha? Ela pode estar tentando lhe dizer algo.

Você sabia que sua língua pode refletir sua saúde em geral? É verdade. Muitas vezes, quando há algo desequilibrado em seu corpo, a língua tem muito a dizer sobre isso. Especialmente quando se trata de desidratação. Embora a desidratação não seja localizada em apenas uma área do corpo, uma língua desidratada pode sinalizar que você precisa se hidratar o quanto antes.

Veremos o que é uma língua desidratada, os sinais e causas da desidratação, como é uma língua saudável e possíveis problemas de saúde relacionados a uma língua desidratada, bem como dicas de prevenção e tratamento.

O que é uma língua desidratada?

A sua língua está ressecada ou até inchada? Se você apresenta um desses sintomas, sua língua pode estar desidratada. Resumindo: uma língua seca e desidratada não é um sinal de que sua boca está desidratada. É um sinal de que todo o seu corpo precisa de mais líquidos.

Quando você não está se hidratando adequadamente, seu corpo começa a conservar os líquidos que possui. É por isso que um dos primeiros sinais de desidratação aparece na boca como a diminuição da produção de saliva. É por isso que sua língua pode ficar ressecada ou até inchada.

Sinais de desidratação

A água representa cerca de 50% a 70% do seu peso corporal e é essencial para a sobrevivência. A desidratação é um estado de esgotamento em que seu corpo não possui a quantidade de líquido (ou água) de que precisa para funcionar corretamente. Em geral, pessoas saudáveis devem beber entre 4 e 6 copos de água por dia. Dito isso, certas condições de saúde podem exigir que você beba mais ou menos. Consulte o seu médico se precisar de esclarecimentos sobre a quantidade ideal de água que você precisa beber diariamente.

A maioria dos casos diários de desidratação são moderados e podem ser curados pelo aumento da ingestão de água ou líquidos. Quando isso acontece, a micção pode ficar escura e menos frequente e você pode até sentir dor de cabeça. Além disso, se você não tiver saliva suficiente na boca, sua saúde bucal pode ficar comprometida, aumentando o risco de desenvolver placa, cáries e doenças gengivais.

Quando a desidratação se torna mais grave, ela começa a afetar o funcionamento do seu corpo. Você pode sentir confusão mental, irritabilidade, apatia, taquicardia e até mesmo ficar inconsciente.

Causas da desidratação

Às vezes, a desidratação ocorre por motivos simples. Talvez você não tenha bebido água o suficiente porque estava ocupado ou porque não tinha água disponível durante suas atividades. Outras causas incluem:

  • Diarreia severa ou vômito
  • Febre alta
  • Transpiração excessiva
  • Aumento da micção devido a diferentes tipos de diabetes não diagnosticados e não controlados ou o uso de certos medicamentos

Sinais de uma língua saudável

A língua saudável é rosada e coberta por pequenos nódulos (papilas). Ela também é bastante úmida, com a saliva que lhe auxilia a quebrar os alimentos antes da digestão e revestir e proteger os dentes de bactérias e cáries. Se sua língua estiver ressecada e áspera, pode significar que não está bem hidratada.

Potenciais problemas de saúde

Se você se sente bem hidratado e bebe bastante água diariamente, e ainda assim tem a língua ressecada e desidratada, pode estar acontecendo algo mais. Se o problema for crônico, consulte o seu médico assim que possível.

O que causa boca e/ou língua ressecada? Algumas causas incluem:

  • Doenças autoimunes, como doença de Addison
  • Efeitos colaterais de medicações
  • Efeitos colaterais de quimioterapia ou radioterapia
  • Alterações hormonais
  • Infecções

Prevenir e tratar a língua ressecada

Para prevenir a secura da língua, beba muito líquido. Também é recomendável comer alimentos ricos em água, como frutas e vegetais.

Se já estiver com a língua ressecada, a primeira coisa a fazer é beber mais água. Você também pode tentar chupar gelo ou pastilhas para ajudar a aliviar a boca que também fica seca.

Quando você está com a língua desidratada, também é essencial manter os dentes saudáveis e protegidos contra os efeitos da baixa produção de saliva. Escovando os dentes duas vezes ao dia e passando fio dental diariamente! Você também pode usar um antisséptico bucal sem peróxido e sem álcool para evitar que sua boca fique seca.

Se sua língua está desidratada, você já sabe o que isso significa e como lidar com o problema. Como vimos, a desidratação pode ser o resultado coisas simples, como não beber o suficiente quando você está ocupado. Mas também provir de febre ou vômito. Lembre-se de que uma língua saudável é rosada e úmida. Se estiver ressecada, o primeiro passo é beber mais água. Você também pode tentar chupar gelo. Se você sentir que sua língua está ressecada de forma crônica, consulte seu médico imediatamente. Ele ajudará você a fazer a coisa certa para ter um sorriso saudável e bem hidratado.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.