Se você tiver sorte, o nascimento dos dentes do bebê será uma fase tranquila. Mas, como nem sempre isso acontece, é preciso estar preparado(a) para os sintomas comuns dessa fase da dentição do bebê.
Antes disso, vamos começar do início.
Normalmente, o primeiro dente do bebê nasce por volta dos 6 meses de idade. Mas vale lembrar que cada bebê é único e esse prazo pode variar bastante, podendo acontecer antes, lá pelo quarto mês.
O restante dos dentes de leite – caninos e molares – começam a aparecer entre os 2 e 3 anos de idade.
Ou seja, é um processo longo que, quando chega ao fim, deixará o seu filho com cerca de 20 dentes de leite na boca.
Tá bom, o tão aguardado primeiro dentinho começou a nascer. Mas isso dura quanto tempo?
Se você já se fez essa pergunta, a resposta é: isso varia de criança para criança!
Em média, pode levar alguns dias ou até semanas para que os dentes decíduos, nome correto dos dentes de leite, rasguem a gengiva por completo.
Muitos papais e mamães acham que os dentes de leite não são importantes, já que um dia serão substituídos pelos dentes permanentes. Mas é exatamente por isso que esses “dentes temporários” são tão valiosos.
Independente de quanto tempo demora para nascer um dente no bebê, é por meio deles que o seu filho vai aprender a falar e mastigar os alimentos. E claro, essa dentição do bebê que vai garantir um sorriso cada vez mais bonito e radiante!
Mas ainda existe um motivo ainda mais importante: são esses 20 primeiros dentinhos que vão ocupar o espaço necessário para que os dentes permanentes se posicionem corretamente na boca – isso vai até o início da adolescência, por volta dos 12 anos.
Agora que você já sabe com quantos meses nasce o dente do bebê, que tal conhecer os sintomas que surgem pouco antes do dente romper a gengiva?
Dificuldade para dormir, baba em excesso e perda de apetite são sintomas de dentição que indicam a chegada do primeiro dente do bebê. Além disso, é normal que os pequenos fiquem com a gengiva mais inchada e dolorida.
Na tentativa de aliviar o incômodo, as crianças colocam qualquer objeto na boca. Isso pode ser a porta de entrada para que vírus e bactérias causem doenças. A partir daí, papais e mamães precisam redobrar a atenção!
Uma boa alternativa é apostar nos brinquedos que podem ser colocados na boca. Afinal, um dos melhores remédios para aliviar o desconforto é mastigar.
Já existem mordedores refrigerados que, por meio do frio, ajudam a aliviar a dor no nascimento dos dentes do bebê.
Quer outras soluções? Então experimente:
E claro, para evitar que os restos de comida se acumulem entre o dente e a gengiva, você já pode começar a escovação com produtos adequados para o seu filho!
Colgate Zero Kids é uma importante aliada. Essa é uma pasta de dente especialmente criada para bebês de 3 a 24 meses, já que não possui flúor, aromas, corantes e conservantes artificiais.
E o melhor, com sabor natural de mix de frutas que não enjoa o paladar infantil!
Conforme a orientação de odontopediatras, nesse período o bebê não precisa ter a boca higienizada com produtos específicos. Uma limpeza superficial com gaze ou um pano limpo e úmido já é suficiente para tirar resíduos na boca e na gengiva.
Sim. Ao usar por muito tempo esses produtos, é comum que o alinhamento dos dentes fique prejudicado. Por isso, é importante limitar o uso da chupeta e da mamadeira para evitar problemas futuros.
Não. Mas vale lembrar que após o nascimento dos dentes esse hábito pode fazer pressão na dentição, causando problemas de mordida aberta, mordida cruzada ou dentes tortos.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.