mulher com boca seca tomando água
Badge field

Tratamento para boca seca: como seu dentista pode ajudar. | Colgate®

Published date field

 

A boca seca pode ser desconfortável e a falta de saliva pode prejudicar a sua saúde bucal. Marque uma consulta com seu dentista, que pode ajudar a curar a doença, recomendando o tratamento certo para a boca seca ou uma combinação de métodos para você.

Por que tratar a boca seca?

A boca seca (também conhecida como xerostomia) pode ser fisicamente dolorosa devido ao esgotamento da saliva na boca. Freqüentemente, a sensação de ressecamento dificulta a fala e a deglutição. O tratamento procura melhorar a sua qualidade de vida.

A falta de saliva também priva os dentes da solução rica em minerais que normalmente limpa e protege os dentes. O resultado é um aumento da suscetibilidade à formação de placas. Os tratamentos sugeridos por seu dentista podem aumentar a umidade da boca para evitar que a placa se acumule e cause gengivite.

Por que seu dentista é um recurso valioso?

Você provavelmente já foi ao dentista para fazer exames antes, então ele está familiarizado com seu caso individual. O arquivo com o seu histórico de saúde ajuda o dentista a determinar com precisão a causa da boca seca. Ataque a causa para aliviar a secura oral.

Seu dentista também tem experiência para identificar com precisão as causas da secura. Além de ler seu histórico, seu dentista provavelmente fará perguntas para determinar as causas. A única maneira permanente de curar a secura é tratando a causa.

Perguntas que seu dentista pode fazer para determinar a causa da boca seca:

  • Você toma alguma medicação? Existem mais de 500 medicamentos com e sem prescrição comumente associados à boca seca, de acordo com a American Dental Association. Eles variam de anti-histamínicos a medicamentos para pressão arterial e analgésicos.
  • Você tem síndrome de Sjögren ou outra doença autoimune sistêmica? A boca seca é um sintoma característico da síndrome de Sjögren, uma doença que ataca as glândulas salivares.
  •  
  • Você está passando por radioterapia?
  •  
  • Você fuma?  Muitos fumantes

Com base na causa identificada, seu dentista irá orientá-lo a usar produtos e métodos em casa como métodos de tratamento.

Ações em casa que seu dentista recomenda

As soluções do seu dentista para boca seca podem incluir:

  • Eliminar certos alimentos. Evitar açúcar, que seca a boca, tanto quanto possível. Evitar café, chá e outras bebidas com cafeína que contribuem para a secura oral. Evitar bebidas alcoólicas, pois têm efeitos semelhantes.
  • Beber com um canudo. Esta solução aplica-se se tiver dificuldade em engolir líquidos.
  • Aumentar o consumo de água. Beber mais água e tomar alguns goles ao longo do dia para umedecer a boca.
  • Consultar seu médico a respeito dos medicamentos. Marcar uma consulta médica para ver se você pode trocar de medicação ou alterar a dosagem para aliviar a secura. Nunca altere seus próprios medicamentos sem antes obter a aprovação de seu médico.

Uso de produto recomendado pelo dentista

Seu dentista também pode recomendar que você use produtos concebidos especificamente para a boca seca. Os produtos incluem:

  • Gel para a boca seca. Ele proporciona alívio para a dor e para o desconforto.
  • Creme dental fluoretado. Aplique uma pequena quantidade do creme dental fluoretado em uma escova uma vez ao dia, no lugar do creme dental comum, de preferência antes de dormir. Escove bem por dois minutos.

Uma consulta com um dentista é uma forma eficaz de determinar a causa da boca seca e o método de tratamento adequado. Consulte regularmente o seu dentista para realizar exames e dar ao profissional tempo para avaliar a condição e modificar o tratamento da boca seca conforme necessário.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.