Causas dos dentes salientes
Interposição da língua
A AAPD descreve a interposição da língua como a "posicionamento anormal da língua e desvio do padrão normal de deglutição".Se a língua for pressionada contra os dentes por curtos períodos de tempo, provavelmente não afetará o posicionamento dos dentes. Entretanto, se a língua empurrar os dentes da frente de forma constante, o hábito pode provocar mordida aberta ou protusão dos incisivos.
Hábito de chupar o dedo
De acordo com a Associação Americana de Odontologia, o hábito de chupar o dedo é outra causa da protusão dos dentes. A força da sucção pode afetar a boca e o alinhamento dos dentes e do palato. Às vezes, as crianças perdem esse hábito por volta dos 2 a 4 anos de idade. Caso contrário, os pais podem desestimular o comportamento. Por exemplo, os pais podem elogiar a criança se ela ficar por um tempo sem chupar o dedo. Chupar o dedo também pode ser uma resposta à ansiedade, por isso os pais precisam se esforçar ao máximo para acalmar o filho a fim de eliminar a necessidade de colocar o dedo na boca.
Alinhamento natural
Às vezes, a protusão dos dentes ocorre naturalmente fazendo com eles fiquem salientes. A sobremordida pode ser hereditária. Neste caso, não há nada que os pais possam fazer para evitar os dentes salientes. O que eles podem fazer é agendar uma visita com um ortodontista se acharem que os maxilares e os dentes permanentes do filho estão tortos. A Associação Americana de Ortodontistas sugere que as crianças devem ir ao ortodontista quando tiverem 7 anos de idade. É muito provável que o ortodontista consiga determinar como será a mordida do seu filho. Após a primeira consulta, o ortodontista pode fazer um plano de tratamento para corrigir a mordida e preparar os dentes para o aparelho ortodôntico, que deve ser colocado entre os 8 e 14 anos de idade.