toddler with buck teeth smiling

Quais são as causas dos dentes salientes?

Quais são as causas dos dentes salientes? Existe alguma coisa que os pais possam fazer para evitar que os filhos tenham dentes salientes? A sobremordida pode causar doença periodontal, problemas de mastigação e de fala, problemas nos maxilares e até mesmo perda de dentes.

A protusão dos dentes anteriores é geralmente resultado da maloclusão (também conhecida como sobremordida), que pode ocorrer naturalmente ou ser causada pelo hábito de chupar o dedo ou pela interposição da língua, de acordo com a Associação Americana de Odontopediatria (AAPD), ou pela perda óssea por doença periodontal. Identificar o motivo da sobremordida permite evitar que ela se agrave e ajuda a minimizar a progressão do problema.

Causas dos dentes salientes

Interposição da língua

A AAPD descreve a interposição da língua como a "posicionamento anormal da língua e desvio do padrão normal de deglutição".Se a língua for pressionada contra os dentes por curtos períodos de tempo, provavelmente não afetará o posicionamento dos dentes. Entretanto, se a língua empurrar os dentes da frente de forma constante, o hábito pode provocar mordida aberta ou protusão dos incisivos.

Hábito de chupar o dedo

De acordo com a Associação Americana de Odontologia, o hábito de chupar o dedo é outra causa da protusão dos dentes. A força da sucção pode afetar a boca e o alinhamento dos dentes e do palato. Às vezes, as crianças perdem esse hábito por volta dos 2 a 4 anos de idade. Caso contrário, os pais podem desestimular o comportamento. Por exemplo, os pais podem elogiar a criança se ela ficar por um tempo sem chupar o dedo. Chupar o dedo também pode ser uma resposta à ansiedade, por isso os pais precisam se esforçar ao máximo para acalmar o filho a fim de eliminar a necessidade de colocar o dedo na boca.

Alinhamento natural

Às vezes, a protusão dos dentes ocorre naturalmente fazendo com eles fiquem salientes. A sobremordida pode ser hereditária. Neste caso, não há nada que os pais possam fazer para evitar os dentes salientes. O que eles podem fazer é agendar uma visita com um ortodontista se acharem que os maxilares e os dentes permanentes do filho estão tortos. A Associação Americana de Ortodontistas sugere que as crianças devem ir ao ortodontista quando tiverem 7 anos de idade. É muito provável que o ortodontista consiga determinar como será a mordida do seu filho. Após a primeira consulta, o ortodontista pode fazer um plano de tratamento para corrigir a mordida e preparar os dentes para o aparelho ortodôntico, que deve ser colocado entre os 8 e 14 anos de idade.

Tenha excelentes hábitos de higiene bucal

Não importa a idade ou a condição da mordida de uma pessoa, excelentes hábitos de higiene bucal são essenciais. O melhor é começar uma boa rotina de cuidados bucais desde de pequeno. Escovar os dentes duas vezes ao dia com um creme dental que seja extra suave para o esmalte dos dentes e combata as cáries, com fórmula com fluoreto clinicamente comprovada para crianças, é um ótimo começo.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.