As crianças são propensas a machucados e hematomas de todos os tipos por causa de sua curiosidade e estilo de vida ativo. E se, no entanto, surgirem bolhas vermelhas e dolorosas na boca do seu filho e isso não for o resultado de uma queda? Ele pode ter contraído herpangina. Continue lendo para saber mais sobre essa doença e como você pode aliviar o desconforto que ela causa.
Herpangina em crianças: quais são os sintomas e como aliviá-los
Saiba mais sobre essa doença
Além das feridas na boca, essa doença também pode causar dor de cabeça, febre, perda de apetite e dor de garganta, tornando a deglutição muito dolorosa. As feridas na boca parecem pequenas saliências ou bolhas cheias de líquido, de cor esbranquiçada ou branco-acinzentada e com bordas vermelhas. As lesões podem ser observadas no céu da boca, no fundo da garganta e em outras áreas dentro da boca. O início da febre pode ser rápido e a temperatura pode variar de 39 a 40 graus. Evitar a desidratação com remédios paliativos é de suma importância.
Como aliviar o desconforto
Como se trata de uma infecção viral, tratar os sintomas é tudo o que você pode fazer para deixar seu filho confortável. Na maioria das vezes, a herpangina é diagnosticada por um profissional de saúde, mas é considerada leve e não tem tratamento específico. Algumas sugestões para aliviar os sintomas são:
- Aumentar o consumo de líquidos ou alimentos frios, como picolés sem açúcar
- Comer alimentos leves e que não causem irritação
- Fazer gargarejo com água fria ou um enxaguante bucal
Tentar preservar o ambiente bucal enquanto seu filho está doente pode ser um desafio, mas tente incentivá-lo ou ajudá-lo com a escovação e outras rotinas de higiene bucal. Peça para seu filho fazer bochechos com um enxaguante bucal para promover a cicatrização de pequenas irritações na boca. Mas não deixe de verificar com o dentista se o enxaguante é apropriado para a idade do seu filho antes de incorporá-lo à rotina de cuidados bucais dele.
Como outras infecções virais, a herpangina é contagiosa e pode ser facilmente transmitida para colegas ou irmãos. É importante tomar precauções como a higienização adequada das mãos e a desinfecção das superfícies que seu filho tocou. Talvez o mais importante seja não deixar seu filho doente ir para a escola ou a creche e mantê-lo em casa até que esteja totalmente recuperado.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.