mãe e filha escovando os dentes juntas

Mancha preta no dente: veja 8 fatores de risco para se prevenir!

As manchas dentais são um problema muito comum, enfrentado por diversas pessoas ao redor do mundo. Mas, você sabia que existem uma grande diversidade delas? Elas podem variar de acordo com a cor, forma e tamanho. Entre elas, a mancha preta no dente pode ser o indicativo de que algo está errado na região.

Esse tipo de mancha no dente pode representar um problema dentário um pouco mais grave do que outros. A princípio, elas podem se desenvolver por inúmeras causas. Fumar e má higiene bucal são alguns de seus exemplos. Porém, é importante ter atenção no tamanho e na incidências dessas manchas nos dentes.

Embora o dente com mancha preta possa afetar a aparência estética, elas também indicam algum problema que precisa ser tratado. Pensando nisso, separamos as oito principais causas para o aparecimento desse tipo de problema nos seus dentes. Além disso, vamos mostrar como tratá-las. Confira!

O que causa mancha escura no dente?

Antes de passarmos para os fatores que podem causar mancha preta no dente, é importante entender como elas podem aparecer. Como falamos anteriormente, são inúmeras as causas e também, indicativo de alguns problemas. Os principais deles são o tártaro e a cárie.

As manchas causadas pelo tártaro dental acontecem pelo acúmulo de placa bacteriana. Sem tratamento adequado, essa placa se endurece na superfície dos dentes e da gengiva. Esse tipo de condição leva ao aparecimento de manchas escuras nessas regiões.

Já a cárie aparece como uma manchinha preta no dente, causado por bactérias que corroem sua superfície. Elas liberam ácidos que vão atingir a superfície do dente e podem chegar até a sua parte interna. Por lá, ela pode agravar casos de sensibilidade dental e intensificar os problemas na polpa do dente.

Entender o que é mancha preta no dente ajuda você a evitar problemas no futuro. Sem o tratamento adequado, a cárie e o tártaro podem ocasionar sérios transtornos para a sua saúde bucal. Por isso, tenha muita atenção quando perceber pequenas manchas pretas na região.

8 fatores que contribuem para a mancha preta no dente

Além das doenças que destacamos anteriormente, existem alguns fatores que contribuem para a mancha escura no dente aparecer. Algumas são causadas por hábitos alimentares, enquanto outras são por conta da má higienização da região bucal. Destacamos os oito principais fatores que levam a essa condição. Veja!

Tabagismo

O tabagismo é uma das principais causas que levam ao aparecimento de manchas escuras na região dental. Isso ocorre por conta dos componentes químicos presentes nesse produto, como a nicotina e o alcatrão. Eles aderem aos dentes e formam uma camada escura, difícil de ser removida apenas com a escovação.

Uso exagerado de flúor

Outra causa para o aparecimento de manchas escuras é a fluorose dental. Trata-se da descoloração da superfície do dente por uso excessivo de flúor. Esse tipo de problema é comum em adultos que tiveram alta exposição ao produto durante a infância, causando manchas no decorrer do seu crescimento.

Cáries

Como destacado anteriormente, as cáries são uma das causas mais comuns de manchas escuras nos dentes. Elas surgem pelo consumo excessivo de doces e alimentos ácidos, contribuindo para o aparecimento de bactérias na região. Essa condição se agrava pela falta de higienização correta.

Traumatismo

Alguns tipos de traumas nos dentes podem causar manchas pretas. A principal delas é a necrose pulpar, que é a morte da parte interna do dente. A polpa dental é uma camada sensível e recheada de vasos sanguíneos. Dependendo do acidente, ela pode ficar comprometida e deixar os dentes com manchas escuras.

Amálgama

A amálgama pode causar algumas manchas mais escuras nos dentes. Ela é a mistura de alguns metais, usada para restaurações e obturações dentais. Quando ocorre uma má colocação deste material, ela pode causar algumas manchas na superfície dental. Além disso, a falta de manutenção pode levar a este problema.

Tetraciclina

Outro problema é a mancha nos dentes por tetraciclina. Trata-se de um antibiótico muito utilizado para combater infecções no organismo. Quando utilizado no momento da formação dos dentes, durante a infância, pode causar sérios problemas com manchas na sua superfície. Ela se adere à cáries e ao tártaro, potencializando essa condição.

Tártaro

Como vimos anteriormente, esse sedimento traz uma mancha escura na raiz do dente. A camada rígida de placa bacteriana costuma surgir na região lateral dos dentes. Ela pode ser o indicativo de algumas doenças periodontais, como gengivite. Sem o tratamento adequado, elas podem agravar as manchas ou descoloração.

Como tirar manchas pretas dos dentes?

Com as principais causas na ponta da língua, é hora de ver como tirar manchas pretas dos dentes. Os tratamentos para essa condição são variados, dependendo das causas para seu surgimento. A principal é a realização da profilaxia, uma limpeza pesada que remove a placa bacteriana e as cáries dos dentes.

Outra boa opção para que seus dentes recuperem a colocação é com um clareamento dental. Ele atua na superfície do dente escurecida por ação de agentes externos, como alimentos, bebidas e tabagismo. Nesse sentido, o clareamento é a melhor solução para eliminar as manchas escuras da região.

Por fim, é importante manter uma boa rotina de higiene bucal. Escove seus dentes três vezes ao dia, priorizando os momentos após as refeições. Para potencializar seus resultados, utilize um creme dental clareador. Ele é desenvolvido para atuar na remoção das manchas ocasionadas por diferentes fatores.

Falando em clareamento, que tal comprovar a eficiência do creme dental Colgate Luminous White Glow e da caneta dental clareadora nos seus dentes?

Essa é uma dupla imbatível para quem busca remover manchas superficiais causadas por alimentos, bebidas, fumo e envelhecimento. Com 3% peróxido de hidrogênio, o mesmo ingrediente usado pelos dentistas, as fórmulas do creme dental e da caneta dental clareadora clareiam sem prejudicar o esmalte dental.

E o melhor, enquanto a pasta de dente limpa e clareia a cada escovação, a caneta clareadora deixa os dentes mais brancos enquanto você dorme. Resultados rápidos, sem dor e com a qualidade de Colgate que mantém os dentes sempre saudáveis!

 

Dúvidas frequentes sobre mancha preta no dente

O que fazer com mancha escura na raiz do dente?

A mancha escura na raiz do dente é uma condição conhecida como escurecimento dentário intrínseco. Ela é causada por fatores internos ao dente. Quando perceber esse tipo de mancha, procure imediatamente um dentista. Ele vai direcionar o melhor tipo de tratamento para sua condição, como clareamento ou extração.

Depois do canal, o dente pode ficar manchado de preto?

Não, o tratamento de canal não deixa preto entre os dentes. Esse procedimento não é o causador desse tipo de problema, mas pode acontecer em decorrência da sua execução. Caso ocorra sangramento na polpa, é comum que essas manchas surjam nos dentes.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.