Badge field

4 atividades odontológicas divertidas para crianças | Colgate®

Published date field

 

Atividades odontológicas agradáveis para crianças podem ensiná-las sobre cuidados bucais. Já que as crianças aprendam brincando, estimule o interesse com a ajuda destes projetos divertidos.

Dentes de amarrar

As crianças terão 20 dentes de leite (primários) e depois 32 como adultos. Desenhe um dente em um papelão (5X5 centímetros) e use-o como molde. Peça para as crianças desenharem 20 dentes em papel colorido usando o molde e corte. Passe o fio dental em uma agulha grande de plástico para crianças ou coloque o fio dental em um palito de dente. Mostre às crianças como empurrar a agulha através do dente de papel e deslizar a forma ao longo do fio dental. Amarre os dentes formando um colar. Prenda as pontas com um nó. Se desejar, use pedaços de canudo de plástico como espaçadores. Pergunte às crianças se elas sabem por que usamos fio dental nos dentes.

Jogo do "Coma isso, não aquilo!

Recorte fotos de alimentos de revistas. Peça às crianças que encontrem alimentos saudáveis, como frutas, vegetais e leite. Em seguida, procure alimentos não saudáveis, como doces e refrigerantes. Coloque todas essas fotos em uma pilha grande. Pegue dois saquinhos de papel e desenhe um "dente feliz" em um e um "dente triste" no outro. Juntos, separem as imagens e coloquem-as no saquinho certo. Converse sobre como melhorar sua dieta para ter dentes saudáveis.

Varinha do dente contente

Envolva seus filhos na confecção desta fofa varinha do "dente contente". Corte o formato de um dente em uma cartolina branca e prenda-o a um palito com cola ou fita adesiva. Faça com que seus filhos criem um dente artístico colando características faciais, como olhos esbugalhados, nariz em pom-pom e fios lã ou barbante para uma boca sorridente de "dente contente". As crianças podem acenar com a varinha enquanto cantam essa música ou inventar sua própria música. Cante à melodia de "Se você está contente bata palmas":

Se seu dente está contente, bata palmas. Se seu dente está contente, bata palmas. Escove direitinho, deixe ele bem limpinho, Se seu dente está contente, bata palmas!

Depois converse com eles sobre o que deixa os dentes contentes. Você se surpreenderá com as respostas deles!

Esperando pela Fada do Dente

Seu filho pode gostar de fazer um novo envelope para a fada do dente personalizado toda vez que ele perder um dente. Dê ao seu filho um envelope de papel branco para decorar com giz de cera. Sugira um desenho da fada do dente na capa e escreva à mão esta nota especial apenas para ela:

Querida Fada do dente, acabei de perder meu dente que estava frouxo e molinho e coloquei ele aqui para você. Então, durante a noite, venha levá-lo embora e deixe um presentinho para mim. Beijos, ______.

Coloque o dente perdido dentro e coloque o envelope embaixo do travesseiro na hora de dormir.

Atividades odontológicas para crianças são uma excelente forma de criar vínculos enquanto elas aprendem.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.