Uma jovem com a língua para fora e fazendo o símbolo da paz

A artéria lingual: responsável pelo suprimento de sangue da língua

Você já mordeu ou cortou sua língua? Se sim, então você pode ter se surpreendido por ter notado sangue na boca. Sua língua está conectada a um forte fluxo sanguíneo. De onde vem esse sangue? O suprimento de sangue da língua vem de um vaso sanguíneo conhecido como artéria lingual. Continue lendo para descobrir o que é a artéria lingual e por que ela é essencial.

O que é a artéria lingual?

A artéria lingual fornece sangue para a língua e também para o assoalho da boca. É um ramo importante da artéria carótida externa (vasos sanguíneos que fornecem sangue ao cérebro, pescoço e rosto). Conforme sua artéria lingual avança para a ponta da língua, ela se ramifica para fornecer sangue aos tecidos adjacentes. Os quatro ramos da artéria lingual são:

Artéria supra-hióidea. O primeiro ramo da artéria lingual corre ao lado do osso hioide (o osso em forma de U no pescoço que suporta a língua), fornecendo sangue aos músculos que sustentam esse osso.

Artéria dorsal lingual. Este é o próximo ramo da artéria lingual, localizado na parte posterior da língua. Fornece sangue para a porção posterior da língua, arco palatoglosso, amígdalas, palato mole e epiglote.

Artéria sublingual. Este ramo atravessa da língua e supre a glândula sublingual (uma das principais glândulas salivares do assoalho da boca), a mucosa bucal (a membrana mucosa que reveste o interior da boca), as gengivas, o músculo milo-hióideo (o músculo em formação o assoalho da cavidade oral) e a mandíbula.

Artéria lingual profunda. Este é o ramo terminal da artéria lingual. Este vaso sanguíneo está localizado sob a língua e fornece sangue ao corpo e à ponta da língua.

Minha artéria lingual pode ser afetada durante procedimentos médicos?

Infelizmente, a resposta é sim. Como essa artéria fornece sangue a muitos tecidos dentro da boca, ela pode ser afetada durante procedimentos médicos, como cirurgias. Alguns desses procedimentos são:

Cirurgias de colocação de implantes. O Congresso Internacional de Implantologistas Bucais observa que em casos raros, a proximidade da artéria lingual ao córtex lingual pode causar complicações como hemorragia grave e hematomas resultantes durante cirurgias de implante. Nesses casos, você deve procurar atendimento médico imediatamente.

Glossectomia. Para tratar tumores na língua, geralmente é necessária uma cirurgia conhecida como glossectomia. Ela envolve a remoção de parte ou de toda a língua. A Sociedade Canadense de Oncologia observa que às vezes apenas uma pequena parte da língua precisa ser removida, enquanto em outros casos, trata-se de uma porção maior da língua. A remoção de parte da língua pode afetar o fluxo sanguíneo. Não hesite em conversar com seu cirurgião sobre como será direcionado o fluxo sanguíneo para a língua.

A língua é um órgão vital e tem um rico suprimento de sangue, tudo graças à sua artéria lingual. Se for submetido a algum procedimento na boca, deve pensar na saúde de sua artéria lingual. Mas não se preocupe; todos os profissionais em medicina sabem como minimizar qualquer risco de complicações e estão prontos para responder quaisquer perguntas ou questões que você possa ter!

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.