Junkie sentado na cama, sintoma de abstinência
Badge field

Tratando problemas bucais associados ao uso de metanfetamina | Colgate® Cuidado Bucal

Published date field

Os efeitos prejudiciais do uso de metanfetamina na boca são chamados em algumas áreas de boca de metanfetamina. Os produtos químicos da metanfetamina podem resultar em sérios problemas dentários, incluindo doenças gengivais e cáries graves, danos cerebrais permanentes e até mesmo a morte. Enquanto a produção doméstica da droga tem diminuído, a metanfetamina contrabandeada para os Estados Unidos está disponível, de acordo com a Administração de Controle de Drogas maericana (DEA na sigla em inglês). Quase um terço das agências governamentais pesquisadas pela DEA relatou que a metanfetamina era a maior ameaça das drogas em suas áreas.

 

Estar ciente dos perigos do uso de metanfetamina e das opções de tratamento disponíveis para aqueles que podem ser viciados na droga pode ajudar os indivíduos a fazerem escolhas informadas que levem a uma boca e um corpo mais saudáveis.

 

 

Efeitos orais da metanfetamina

 

 

De acordo com um estudo publicado no South African Dental Journal (SADJ), cárie e perda de dentes são muito mais comuns em indivíduos que usam metanfetamina em comparação com não usuários. Isso pode ser devido à higiene oral inadequada, dieta deficitária e aumento da ingestão de açúcar, hábitos associados aos usuários de metanfetamina.

 

Mais da metade dos usuários de metanfetamina pesquisados no estudo do SADJ relataram ranger os dentes devido aos músculos faciais hiperativos. Ranger os dentes pode quebrá-los ou afrouxá-los e aumentar o risco de doença periodontal. Além disso, pode levar à sensação de músculos faciais rígidos e à disfunção temporomandibular.

 

A metanfetamina também pode reduzir o fluxo salivar, levando muitos usuários a ficar com boca seca. A falta de saliva dificulta a deglutição e a fala, e também pode aumentar as chances de desenvolver cárie, uma vez que a saliva ajuda a proteger os dentes dos ácidos produzidos pelo metabolismo das bactérias.

 

Os sinais de metanfetamina na boca incluem dentes quebrados ou manchados, bem como dentes que estão caindo ou gravemente cariados. Se você estiver tendo esses sintomas ou se tiver algum membro da família com o qual esteja preocupado, entre em contato com seu dentista para uma avaliação imediatamente.

 

 

Tratamento

 

 

O primeiro passo para ficar mais saudável é obter ajuda para a dependência em metanfetamina. O ideal é encontrar centros de tratamento locais ou grupos de apoio para você ou para um ente querido que esteja passando por esse problema.

 

Uma vez que um indivíduo está no caminho da recuperação, um dentista pode fazer recomendações sobre como consertar seu sorriso. Qualquer sorriso pode ser restaurado e há muitos caminhos que um dentista pode seguir para tratar problemas relacionados à metanfetamina. Dentes manchados podem ser beneficiados com facetas, e os dentes ausentes podem ser substituídos por dispositivos protéticos, como dentaduras ou implantes. Um dentista pode preencher qualquer cárie e pode recomendar um protetor bucal para ajudar no ranger de dentes. A American Dental Association observa que ao tratar pacientes com essas condições, medidas preventivas como uso de fluoretos tópicos podem ser implementadas para proteger os dentes no futuro.

 

As necessidades e preocupações de cada paciente são diferentes, portanto, seu dentista trabalhará junto com você para estabelecer um plano de tratamento exclusivo. Ele enfatizará que estabelecer hábitos de vida saudáveis, como boas escolhas alimentares e escovação e uso de fio dental diários, ajudará você a evitar mais problemas nos dentes. Encontrar um dentista em quem possa confiar e conversar com ele sobre seus objetivos o ajudará a restaurar a confiança no seu sorriso.

 

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.