O fio dental alcança áreas da sua boca onde as cerdas das escovas não consegue chegar. Por isso, remove resíduos alimentares e a placa bacteriana entre os dentes e abaixo da linha da gengiva.
Ou seja, quem usa o fio dental previne cáries, doenças gengivais e mau hálito. Além disso, também mantém a gengiva saudável, diminuindo o risco de inflamação e sangramento.
E se você não sabe ou está na dúvida de como usar fio dental, tudo bem. Esse conteúdo foi feito justamente para ninguém ficar mais com dúvidas.
Os dentistas recomendam que você use o fio dental após todas as principais refeições. Na pior hipótese, use pelo menos uma vez ao dia, de preferência antes de dormir.
Isso garante a remoção completa de resíduos alimentares e placa bacteriana.
Sim, se você está em tratamento de ortodontia, não se esqueça que o uso do fio dental com aparelho é ainda mais importante. Afinal, os resíduos alimentares tendem a ficam presos em suas pecinhas (os bráquetes).
Até pode ser mais difícil passar o fio porque as peças do aparelho atrapalham o processo. Mas não se desanime!
Lembre-se de que você pode contar com a ajuda de um passador de fio dental, que, com certeza, deixará a limpeza dos dentes mais fácil.
Escolher o melhor fio dental depende das suas preferências pessoais e necessidades individuais. Os mais comuns, de nylon encerado, são muito usados e funcionam bem para a maioria das pessoas, pois deslizam facilmente entre os dentes.
Para quem tem espaços mais apertados entre um dente e outro, um fio dental mais fino, como os feitos de polímeros, pode ser a melhor opção. Se você tem sensibilidade na gengiva, opte por um que seja mais suave e tenha revestimento de cera. Ele, com certeza, será mais confortável.
Se estiver na dúvida entre fio ou fita dental, não se preocupe. Os dois funcionam bem e são muito usados. O importante é encontrar um fio ou fita dental que seja confortável de usar e que remova efetivamente os resíduos alimentares e a placa bacteriana.
Se você usa fio dental com haste, já sabe que é mais fácil, né? Agora, para quem tem o fio dental tradicional em casa, aí vai um passo a passo de como usá-lo da forma correta:
Ótima pergunta - e a resposta não é nada boa, como você já deve imaginar.
Quando você não usa o fio dental regularmente, os resíduos de alimentos e a placa bacteriana se acumulam entre seus dentes e ao longo da linha da gengiva.
Com o tempo, a placa bacteriana se transforma em tártaro e causa irritação gengival, inflamação e sangramento. Você também pode começar a sentir mau hálito persistente e, em estágios mais avançados, sofrer com problemas mais graves, como periodontite, cárie e perda dentária.
Ou seja, fica corre o risco de ter cárie, gengivite e periodontite, por exemplo.
Saúde bucal é coisa séria. Por isso, invista nos melhores produtos e cuide muito bem da sua higiene oral. Além do fio dental Colgate, use também nossas escovas de dente.
Quando isso acontecer, não force. Você pode danificar o esmalte dos dentes ou causar ferimentos na gengiva. Tente usar um fio dental mais fino ou um que tenha haste. E, se o problema persistir, visite seu dentista.
Quando você fica muito tempo sem usar o fio dental, isso pode ocorrer devido à presença de placa bacteriana ou inflamação na gengiva. O sangramento tende a diminuir com o passar dos dias. Mas, se ele continuar, procure um(a) dentista.
Isso não é recomendado. O fio dental usado aumenta o risco de infecção e proliferação de bactérias. Além disso, ele já estará desgastado, tornando-se menos eficaz na remoção dos resíduos alimentares e da placa.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais