Existe alguma coisa mais irritante do que sentir a garganta seca e arranhando? Desidratação, alergias, resfriado comum e dormir com a boca aberta podem causar secura e desconforto na sua garganta. Por isso, reunimos aqui algumas dicas de como você pode se livrar dessse incômodo com medidas bem simples.
Desidratação
A saliva é composta principalmente por água. Por isso, faz sentido que ela fique espessa e viscosa quando estamos desidratados. E aí acontece o indesejável: quando há pouca água no organismo, a saliva pode não ser capaz de umedecer bem a boca ou a garganta.
De acordo com a Harvard Health Publishing (em inglês), uma pessoa comum deve beber de quatro a seis copos de água por dia. Se você está ingerindo menos do que essa quantidade de água, pense seriamente em aumentar a ingestão.
Porém, se você tem alguma doença que afeta os rins, o fígado, o coração ou a tireoide, ou está tomando algum medicamento que faz com que seu organismo retenha líquidos, converse com o médico antes mudar significativamente o consumo de água.
Alergias
A rinite alérgica, também conhecida como febre do feno, e reações alérgicas à poeira, mofo ou pelos de animais podem causar sensação de garganta seca. Quando o nariz retém partículas às quais o organismo é sensível, a produção de muco aumenta e as cavidades nasais ficam inflamadas.
Essa inflamação pode provocar ressecamento, coceira ou irritação na garganta, além de coriza e congestão nasal, segundo a mesma Harvard Health Publishing.
Fumaça e outras condições no ar que podem causar irritação podem ter o mesmo efeito, mesmo se você não for alérgico. A Asthma and Allergy Foundation of America (em inglês), por exemplo, aconselha as pessoas com rinite a usarem anti-histamínicos ou descongestionantes para ajudar a diminuir os sintomas da alergia e a se livrar da garganta seca.
Resfriado comum
A garganta seca pode ser um sinal de resfriado? O Centro Médico da Universidade de Rochester (em inglês) lista a coceira na garganta e garganta arranhando como alguns dos muitos sintomas do resfriado comum. Como você provavelmente já sabe, os outros sintomas são:
Nariz escorrendo ou entupido,
espirros,
febre,
olhos lacrimejantes,
e tosse leve.
É certo que o uso de medicamentos para resfriado pode diminuir os sintomas. Mas você também pode complementar com outras atitudes:
Fazer gargarejos com água morna e sal,
descansar mais,
e beber muita água.
Se você tiver sintomas de gripe, como febre alta, tosse intensa ou fadiga que dura semanas, consulte um(a) médico(a).
Garganta seca ao acordar
Se você acorda com a garganta seca, mas esse efeito desaparece ao longo do dia, talvez esteja respirando pela boca enquanto dorme. Estar com o nariz entupido ou dormir de costas pode dificultar a respiração pelo nariz à noite, podendo fazer você respirar naturalmente pela boca, e não pelo nariz.
Um alívio rápido para isso é:
Beber um copo de água pela manhã (pode te ajudar a sentir a garganta melhor).
Garganta seca ao acordar também é um sintoma da apneia do sono. A Massachusetts Eye and Ear Infirmary (em inglês) explica que a apneia do sono é uma doença faz as pessoas pararem de respirar ou respiram muito superficialmente durante a noite.
Por isso, elas também costumam roncar alto, engasgar ou suspirar ao dormir e se sentir cansadas durante o dia porque seu sono é interrompido. Somente nos Estados Unidos, por exemplo, cerca de 12 milhões de americanos sofrem de apneia do sono.
Se você acha que sofre de apneia, consulte um(a) médico(a) para ver o que ele(a) recomenda para você dormir melhor.
Boca e garganta secas
Quando as glândulas salivares não produzem saliva suficiente, a boca e a garganta podem ficar secas. Esse ressecamento aumenta o risco de cárie, já que a saliva elimina restos de comida e protege os dentes dos ácidos de bebidas e alimentos.
Se você sofre de boca e garganta secas de vez em quando, pode tentar remédios caseiros, como beber água, chupar balas e mascar chicletes sem açúcar e umidificar a casa.