Pai e filho de óculos sorrindo

5 causas da papilite lingual transitória e a melhor forma de prevenir

Se você tiver pequenas bolinhas doloridas na superfície da língua, talvez você esteja com uma inflamação chamada papilite lingual transitória. Daí você deve estar se perguntando: afinal, o que são essas bolhas na língua? 

As bolhas na ponta da língua e em outras partes aparecem sem explicação, e, sem entender o que é, você pode até ficar preocupado(a).

Neste conteúdo você confere as cinco causas da papilite lingual e as principais formas de prevenção para que nada atrapalhe a sua saúde bucal e o seu sorriso!

O que é a papilite lingual transitória?

Apesar de comum, você precisa entender alguns pontos básicos

A papilite nada mais é do que uma inflamação da papila lingual, pequena saliência formada por células da mucosa na superfície da língua.

Ou seja, as papilas gustativas inflamadas levam à papilite, o que causa as pequenas bolinhas na região.

Quais são os tipos de papilas?

Adultos têm entre 2.000 e 4.000 papilas gustativas. Em meio a esse número grandiosos, existem pelo menos quatro tipos de papilas diferentes, cada uma com sua própria função:

  • Filiformes: o tipo mais comum de papilas

  • Fungiformes: localizadas na ponta da língua, essas papilas têm o formato de cogumelo

  • Foliáceas: essas papilas em forma de folha estão localizadas nas laterais da língua

circunvaladas: essas papilas em forma de “v” são as maiores, e estão localizadas na parte de trás da língua.

Quais são os sintomas da papilite lingual?

Algumas pessoas acreditam que os inchaços causados por esse problema são como uma espinha na língua. Até porque esses inchaços podem causar um pouco de dor e dificultar a alimentação.

Você pode ter uma ou várias bolinhas que causam uma sensação de queimadura, formigamento ou dor na língua.

Elas podem até mesmo causar secura na boca e alterar o paladar, mas desaparecem sem maiores problemas na maioria dos casos.

As 5 principais causas da papilite lingual transitória

Por ser um problema comum, é difícil identificar a origem da papilite lingual transitória. Normalmente, irritações recorrentes e feridas na línguacostumam ser associadas como principais causas.

Mas existem outras condições que contribuem para o surgimento das bolinhas na língua:

1. Estresse e falta de sono

O estresse é uma das causas para o surgimento das bolhas na ponta da língua. Isso porque elas são uma resposta do corpo em períodos de alto estresse.

Com isso, a falta de sono também pode causar bolhas vermelhas na língua. Por isso, quando a noite chegar, tente relaxar o máximo possível para dormir bem!

2. Dieta desequilibrada

A dieta desequilibrada pode desencadear um quadro de papilite lingual transitória, já que muitos alimentos podem resultar em uma reação alérgica.

Por isso, tente manter uma dieta saudável, consumindo alimentos variados e ricos em nutrientes. A saúde da sua língua e do seu organismo agradece!

3. Alimentos ácidos e azedos

Por falar em dieta desequilibrada, outros alimentos específicos também deixam uma bolinha branca na língua. Comidas condimentadas ou ácidas são as principais, podendo desencadear esse quadro quando o consumo é exagerado.

4. Tabagismo

Outra causa para o aparecimento de bolhas vermelhas na língua perto da garganta é o tabagismo. Um cigarro possui inúmeras substâncias tóxicas para o corpo, que levam a problemas variados. Entre eles, a papilite lingual transitória.

5. Outros fatores de risco

Além destes, existem outros fatores de risco que podem levar a papilite lingual transitória.

Pessoas que sofrem com alergias alimentares ou distúrbios gastrointestinais, são mais propensas a apresentarem esses sintomas.

Na dúvida sobre esse e outros fatores de risco, não deixe de consultar um médico!

Como se livrar das bolinhas na língua?

Na maioria dos casos, não é necessário nenhum tratamento. Normalmente, o quadro melhora de forma espontânea. Se você estiver sentindo muita dor na língua, o(a) dentista pode recomendar algo para aliviá-la.

A melhor coisa para minimizar um ou mais inchaços é:

  • Evitar a irritação da língua

  • Eliminar da dieta os alimentos condimentados

  • Não comer alimentos azedos

  • Usar hidratantes bucais se a boca seca for um problema

Como prevenir?

A melhor forma de prevenir a papilite lingual transitória é indo regularmente ao(à) dentista. Dentes e restaurações com bordas afiadas, por exemplo, podem causar esse problema e o(a) dentista pode facilmente fazer as reparações.

Além disso, é essencial que você tenha bons hábitos de higiene bucal para ajudar a prevenir essa condição. Por isso, lembre-se da maneira correta de escovar os dentes:

Infográfico ensinando como escovar os dentes

Escove os dentes pelo menos três vezes ao dia e não esqueça de usar o limpador de língua. Além disso, experimente usar outros produtos úteis, como o enxaguante Colgate Plax Ice.

Com Colgate Plax Ice, você mantém a saúde de sua boca em dia, eliminando até 99% das bactérias* da região *ajudando a reduzir até 99.9% de bactérias anaeróbicas cultiváveis!

 

Dúvidas frequentes papilite lingual transitória

Se estiver com papilite lingual transitória, quando é preciso consultar um dentista?

Apesar de ser comum, você deve consultar um dentista quando bolhas na ponta da língua estiverem causando muito incômodo, como dores mais fortes.

Papilite lingual causa dor ou desconforto?

A papilite lingual pode causar dor, além de trazer uma sensação de queimação, inchaço ou formigamento. Apesar disso, a duração desse incômodo costuma ser curta.

As bolinhas na língua podem evoluir para alguma doença?

Normalmente, não! Mas essas bolinhas na língua podem indicar que algo no seu organismo não vai bem. Por isso, é sempre recomendado procurar um dentista para investigar as causas da inflamação.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.