A clorexidina no enxaguante é um ingrediente que atua no combate e controle dos microrganismos que se proliferam na boca. E muitas pessoas têm dúvidas sobre o seu uso e benefícios.
Isso acontece porque esse ingrediente é muito usado em tratamentos feitos pelos dentistas. Ele substitui o enxaguante bucal que você utiliza no dia a dia, por um produto específico para resolver algum problema na boca.
Para ajudar você a entender um pouco mais sobre isso, esse texto te conta três benefícios do enxaguante bucal com gluconato de clorexidina.
Além disso, veja casos em que você pode usá-lo. Confira!
O que é clorexidina no enxaguante e quando usar?
A clorexidina no enxaguante é um antisséptico químico. Ele tem ação antibacteriana, e é muito usado para tratar estágios iniciais de problemas na gengiva, como a gengivite ou a periodontite.
Sua fórmula leva gluconato de clorexidina, que é o composto químico que evita que os microorganismos presentes na boca se proliferem.
Mas, o gluconato de clorexidina, para que serve? Como ele age como um antibactericida, o composto ajuda a eliminar os microorganismos que são prejudiciais à saúde bucal.
Seus efeitos ao usar
Por isso, usar esse produto ajuda a reduzir a quantidade de bactérias nocivas e de placa bacteriana em sua boca. Ele ajuda no tratamento de doenças causadas por esses agentes, como a gengivite.
Isso acontece porque o enxaguante clorexidina ajuda o tecido gengival a cicatrizar e voltar ao estado normal e saudável.
Os cuidados necessários
Mesmo que a clorexidina seja um medicamento seguro e eficaz para o tratamento da gengivite, você somente deve usá-la com a indicação de um profissional.
O(a) dentista vai avaliar o seu caso, e indicar se você deve usar um enxaguante com clorexidina no seu tratamento.
Porém, existem alguns cuidados que devem ser tomados. Você não deve compartilhar seu enxaguante bucal com clorexidina com outros membros da família sem consultar seu dentista.
Mesmo que outra pessoa esteja tratando alguma doença periodontal, pode não ser do mesmo tipo que o seu. Usar esse produto sem prescrição médica pode agravar o problema.
Veja 3 vantagens de usar enxaguante com clorexidina
As vantagens em usar a clorexidina enxaguante diariamente são no tratamento contra doenças na gengiva e outros problemas periodontais.
Mas, você sabia que ele também pode ajudar contra o mau hálito? Veja as três principais vantagens em usar esse produto na sequência.
Tratamento da gengivite
Uma das principais vantagens no uso desse enxaguante é no tratamento da gengivite.
Essa condição, que causa gengiva inflamada, causada pelo acúmulo de microorganismos na região. Elas se alojam quando não há uma boa higienização bucal.
Os principais sintomas dessa doença periodontal são:
sangramento;
inchaço na gengiva.
Caso não seja tratada, ela pode desenvolver para outras doenças mais graves, como a periodontite. Manter uma boa rotina de higiene bucal é essencial para combater esse problema.
A clorexidina enxaguante vai agir para garantir que os microorganismos que causam a doença sejam eliminados. Sua ação antibactericida ajuda no tratamento, mas precisa ser aliada a bons hábitos de limpeza.
Tratamento de doenças periodontais
Além de agir no tratamento contra a gengivite, o enxaguante bucal com este composto químico pode ajudar contra outras doenças periodontais.
Uma delas é a periodontite. Ela é a condição mais avançada de problemas na gengiva, também causada por uma inflamação grave no tecido da região.
Com um enxaguante com clorexidina, as bactérias que causam a periodontite são eliminadas. Além disso, ele ajuda a cicatrizar o tecido gengival danificado.
Elimina mau hálito
Os problemas na gengiva também causam mau hálito, por conta da ação das bactérias que estão na boca.
Por isso, o tratamento com o gluconato de clorexidina consegue eliminar esses microrganismos que levam ao mau hálito.
Efeitos colaterais do enxaguante bucal com digluconato de clorexidina
Como qualquer medicação, você deve seguir as instruções do seu dentista sobre como e quando usar a clorexidina enxaguante. Caso tenha qualquer reação adversa, deve avisar o profissional imediatamente.
Os efeitos colaterais mais comuns do enxaguante com clorexidina são manchas nos dentes, língua ou restaurações. Ela é facilmente removida com uma limpeza no consultório.
Não há sombra de dúvida que a melhor maneira de evitar qualquer doença periodontal é ter um bom cuidado dos dentes em casa e fazer visitas regulares ao dentista. Isso envolve contar com bons produtos.
Com Periogard você pode prevenir problemas na gengiva.
A linha completa de produtos Periogard conta com uma tecnologia especializada para deixar sua gengiva saudável.
Dúvidas frequentes sobre clorexidina enxaguante
O enxaguante de gluconato de clorexidina precisa de recomendação do dentista?
O enxaguante com clorexidina precisa de recomendação do dentista, por ser um medicamento de uso específico para tratar doenças na boca.
Por quanto tempo o enxaguante de gluconato de clorexidina pode ser usado?
O gluconato de clorexidina deve ser usado por até 15 dias. Depois desse prazo, o produto começa a agir de forma negativa nos dentes.
O que evitar durante o uso do enxaguante com clorexidina?
Depois de usar o enxaguante clorexidina, você não deve escovar os dentes, fazer bochechos com água ou comer durante 30 minutos.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.