Que atire a primeira pedra quem nunca fez isso: depois de um dia cansativo, você até sabe que precisa comer bem para repor as energias, mas a preguiça te domina e a alimentação saudável acaba sendo substituída pelo fast-food de entrega...
Você não está sozinho nessa. Na verdade, todo mundo já trocou comida saudável pela opção mais fácil (e geralmente mais gordurosa) uma vez na vida.
Mas a gente precisa te dar um aviso importante: aquilo que vai no seu prato influencia diretamente na sua saúde.
E quando falamos saúde, não pense só em fatores como peso corporal ou o famoso “projeto verão”. Até mesmo a sua saúde bucal fica em xeque sem hábitos saudáveis de alimentação.
Só que falar é fácil, não é mesmo? Difícil é colocar em prática. Nossa missão aqui é te ajudar com isso. Continue a leitura para conferir 5 dicas para comer bem e melhorar suas refeições.
Os segredos de uma alimentação saudável, gostosa e nutritiva
Ter uma alimentação saudável não tem nada a ver com aquelas dietas super restritivas onde você não pode comer nada do que gosta.
O segredo está no equilíbrio e na estratégia. Não é preciso deixar para trás aquela pizza de fim de semana ou uma cervejinha de vez em quando.
Tudo é uma questão de dosar os alimentos, maneirar naquilo que não faz tão bem e, claro, evitar os exageros na rotina.
Além disso, você também precisa deixar de lado o preconceito com alimentos saudáveis. É possível fazer maravilhas usando ingredientes menos ricos em açúcar e gordura.
Portanto, o segredo para ter hábitos mais saudáveis à mesa é explorar o paladar, e conhecer receitas novas e menos pesadas.
Ah, se possível, consulte um nutricionista para te auxiliar na montagem de um cardápio que seja capaz de equilibrar sabor e saúde!
Para você ter uma alimentação saudável já
Comida saudável no prato é o que você precisa? Então confira nossas dicas para ter uma alimentação saudável.
1. A fórmula secreta está no equilíbrio
Como a gente te contou, não é preciso cortar o que você gosta do cardápio da semana. O importante é rever alguns hábitos de alimentação e encontrar o equilíbrio entre as refeições.
Quer pedir uma pizza? Sem problemas, mas não precisa comer ela inteira, concorda?
Dosar a quantidade de alimentos e intercalar momentos de alimentação saudável com algumas escapadinhas da dieta é o segredo para comer saudável sem abrir mão do que te faz feliz!
2. Tenha o hábito de cozinhar a sua própria comida
Cozinhar comida saudável não é fácil e toma uma parte do seu tempo, mas fica a dica: cozinhar em casa é um dos segredos da alimentação saudável.
Sabe por quê?
Bom, primeiro porque você pode escolher os pratos e deixá-los mais balanceados. Além disso, quando o fogão está sob seu comando, é possível escolher ingredientes mais saudáveis.
Por exemplo, ao pedir uma marmita, é difícil saber quanto de sal foi usado na receita, qual tipo de óleo foi adicionado para refogar os alimentos ou se foi inserido algum tipo de corante na receita.
Já quando você é o(a) chef, tudo está sob seu controle, inclusive a possibilidade de tornar os pratos menos calóricos e ricos em alimentos saudáveis.
3. Faça refeições regulares a cada 3 horas
Repita essa frase como se fosse um mantra: pular refeições não emagrece e nem é recomendado para ter uma alimentação saudável.
Adote uma rotina de comidas saudáveis a cada 3 horas, intercalando grandes refeições com pequenos lanches (de preferência, saudáveis, como uma fruta, um iogurte natural etc).
Dessa forma, é possível se manter saciado durante o dia todo, o que evita que você “pese a mão” na hora de montar o prato do almoço ou da janta.
4. Tenha uma garrafa de água sempre por perto
A água é uma parceira e tanto da alimentação saudável. Além de manter seu corpo hidratado, ela ajuda na digestão e reduz um pouco seu apetite.
A dica é: faça da sua garrafinha de água uma companheira inseparável, seja na hora do trabalho, no momento de fazer esportes ou até mesmo quando estiver no sofá vendo uma série.
5. Conte com a ajuda de um(a) especialista
Tudo que envolve a nossa saúde pede auxílio especializado. Se você está doente, vai ao médico, se tem uma dor de dente, no dentista. Então, se seu objetivo é ter uma alimentação saudável, consulte um especialista neste assunto.
São duas opções: um nutricionista ou um nutrólogo, que é o médico especializado em nutrição e saúde alimentar.
Ambos conseguem te ajudar a montar uma dieta, entender as suas limitações e te ajudar a criar uma rotina de vida saudável, com uma alimentação de primeira.
Mas qual a relação entre a alimentação e a saúde bucal?
Sim, bem-estar, alimentação saudável e saúde bucal têm tudo a ver. Quem se alimenta mal pode sofrer com alguns problemas bucais, que vão desde aftas até cáries:
- A ausência de uma alimentação saudável pode gerar problemas como enfraquecimento do seu sistema imunológico ou a redução do pH da sua boca, que é um convite para as bactérias;
- Isso sem falar que alimentos cheios de açúcar são um prato cheio para bactérias que causam lesões nos dentes e nas gengivas;
- Preste atenção na sua dieta para evitar também os problemas bucais. Além dos cuidados com os alimentos, não se esqueça de escolher os melhores produtos para cuidar da saúde bucal.
A linha Colgate Total 12 oferece tudo o que você precisa para eliminar as bactérias, combater a placa bacteriana e o tártaro e deixar seu hálito refrescante!
Depois de comer um belo prato cheio de cor e saúde, nada melhor do que contar com um time completo que combate problemas bucais e te mantém protegido por até 12 horas!
Dúvidas frequentes sobre alimentação saudável
Quais os benefícios de uma vida saudável?
Hábitos saudáveis na sua vida são essenciais para manter você livre de doenças, além de contribuir para o aumento da expectativa de vida e o bem-estar.
Como construir hábitos saudáveis?
Tudo começa com uma revisão dos hábitos que você adota hoje. Em seguida, é interessante consultar profissionais de saúde - como médicos e nutricionistas - para receber instruções confiáveis para mudar os hábitos que não te fazem bem e, claro, adotar novas práticas que contribuam para sua saúde.
Preciso comer comidas saudáveis específicas para treinos?
Tudo depende dos treinos que você faz e das recomendações vindas dos profissionais que estão te auxiliando na busca por uma vida saudável. Não é recomendado adotar dietas que não tenham comprovação científica, por isso, a melhor forma de comer comidas saudáveis é consultando especialistas.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.