mulher bebendo água com sensibilidade dos dentes após extração
Badge field

Sensibilidade nos dentes após extração do siso: veja 7 cuidados básicos!

Você já deve ter ouvido falar no dente do siso, não é mesmo? Algumas pessoas nascem sem esse dente, fruto da evolução humana. Porém, muitas ainda precisam passar por um procedimento cirúrgico para fazer sua retirada. Por conta disso, é normal que o paciente experimente sensibilidade nos dentes após extração do siso.

A extração do dente do siso é uma cirurgia comum, realizada para prevenir problemas dentários futuros. Isso tem a ver com a evolução do corpo humano. Hoje, nós não precisamos desse dente para mastigar os alimentos. Por não ter a mesma utilidade que no passado, o siso pode atrapalhar na sua saúde bucal.

Mesmo sendo um procedimento comum, é normal que algumas pessoas sintam dor depois de tirar o siso. Além disso, a sensibilidade também pode aparecer. Por mais que seja corriqueira, existem alguns cuidados para seu tratamento. Nesse artigo, vamos mostrar sete cuidados básicos para você nesse processo. Confira!

Por que ocorre sensibilidade depois da extração do siso?

Antes de entendermos porque acontece a sensibilidade nos dentes após extração do siso, é importante saber como ocorre esse procedimento. Como falamos anteriormente, a cirurgia para retirada desse dente é algo muito comum. Não é à toa que grande parte das pessoas já fizeram ou conhecem alguém que passou por ele.

A retirada ocorre quando esses dentes não nascem adequadamente na boca. Isso faz uma pressão em toda a arcada dentária, levando a uma série de problemas. Isso também vale para aqueles dentes que ainda não nasceram, conhecidos como dentes inclusos. Dependendo da posição, também deve ser removido.

Trata-se de um procedimento comum e feito de forma rápida. Porém, podem ocorrer algumas dores e sensibilidade na região. Isso acontece por conta de ser um processo cirúrgico, que age na raiz dos dentes e pode ter seus efeitos colaterais.

O principal deles é a sensibilidade nos dentes. Quando ocorre a extração do siso, o nervo que produz essa condição é o mesmo dos dentes próximos a ele. Então, é comum que a pessoa sinta que os dentes mais atrás na boca fiquem um pouco mais sensíveis. Isso é normal, porém deve ser notado quando continuar por mais tempo.

O caso fica um pouco mais sério quando ocorre a parestesia do siso. Trata-se da perda de sensibilidade nos lábios inferiores, podendo atingir outras partes da boca e da face. Ela ocorre por lesões no nervo alveolar, que pode ser atingido durante a extração. É um problema pouco comum, mas se acontecer, procure seu dentista.

7 cuidados para lidar com a sensibilidade nos dentes após extração do siso

Agora que você já sabe como é esse procedimento, é hora de entender alguns cuidados para lidar com a sensibilidade nos dentes após extração do siso. Separamos sete pontos que você deve ter atenção no período pós-operatório. São dicas simples e fáceis, que vão ajudar nesse processo. Vamos lá?

Escove os dentes com cuidado

A recuperação da extração de siso envolve um cuidado com a escovação. Lembre-se que a área que sofreu o procedimento está sensível. Por isso, é importante escovar com muito cuidado e calma. Faça a higienização três vezes por dia, mas sem pesar muito a mão na hora de passar a escova.

Fique em repouso

Um dos principais cuidados no processo de cicatrização do siso é o repouso. Geralmente, recomenda-se que a pessoa tenha de um a dois dias de descanso no período pós-operatório. Isso é normal em qualquer processo operatório, pois o corpo precisa se recuperar depois de um procedimento invasivo como esse.

Evite fazer bochechos

O bochecho não é indicado no processo de cicatrização dente siso. Pode até parecer algo bom para aliviar aquela sensibilidade na região, mas a força com que a água passa por ali traz malefícios. A pressão que a água exerce nessa tarefa pode gerar uma sobrecarga na região sensível, ocasionando mais sensibilidade e dor.

Adapte sua alimentação

Tenha bastante atenção em o que comer após extração de siso. Logo nas primeiras 48 horas após o procedimento, dê preferência para alimentos gelados e líquidos. Você pode se alimentar com iogurte, sucos e sorvetes, por exemplo. Retire o refrigerante e a bebida alcoólica de sua alimentação, pelo menos nesse período. Siga todas as orientações fornecidas pelo seu dentista.

Faça compressas geladas

Tem como aliviar a dor da extração do siso usando compressas geladas na região afetada. Geralmente, você nota a sua bochecha levemente inchada. Para aliviar esse inchaço e a sensibilidade na região, faça uma compressa com gelo por 20 minutos. Repita esse procedimento a cada 3 horas, e garanta um alívio imediato.

Tome a medicação corretamente

O período de pós operatório do siso exige uma série de medicações para que você consiga se recuperar da melhor forma possível. Seu dentista pode indicar anti-inflamatórios ou analgésicos, que vão ajudar a diminuir o inchaço e a sensibilidade na região. Por isso, tome todos eles corretamente.

Faça o retorno ao dentista

Por fim, é extremamente importante que você retorne ao dentista após o período determinado. Essa etapa vai evitar que você tenha quaisquer sequelas extração, além de checar se o procedimento aconteceu da melhor maneira possível. Não esqueça que o processo de tratamento não se encerra na retirada do dente!

É possível ter infecção após extração do siso?

Um dos pontos que mais geram dúvidas no processo de extração do siso é sobre a possibilidade de inflamação na região. Essa é uma condição pouco comum, mas que pode acontecer por conta de alguns fatores no período pós-operatório. Por isso, fique atento aos sintomas de infecção após extração dente siso.

De início, é importante que você saiba quantos dias é normal sentir dor após a extração de dente. Isso varia de acordo com a pessoa, mas gira em torno das primeiras duas semanas. Depois disso, é recomendado que você procure um dentista de confiança para checar seus pontos e se existe infecção no local.

Também existem algumas formas de como saber se os pontos do siso estão inflamados. Alguns sintomas que ajudam a identificar essa condição são:

  • inchaço na gengiva.

  • sangramento constante.

  • mau hálito.

  • dificuldade em abrir a boca.

O que é preciso evitar no pós-operatório do siso?

Como destacamos anteriormente, existem algumas coisas que devem ser evitadas no pós-operatório do siso. Para que não ocorra complicações na região, como sensibilidade e inflamação, é necessário alterar alguns hábitos. Isso vale tanto para a alimentação, quanto para a higienização na área afetada.

No que diz respeito à alimentação, a recomendação é evitar comidas quentes e duras nos primeiros dias após o procedimento. Também, deixe de lado aquele seu refrigerante preferido. Isso também vale para bebidas alcoólicas. Isso vai ajudar a aliviar os sintomas após a extração de dente, como dores e sensibilidade.

 

Dúvidas frequentes sobre sensibilidade nos dentes após extração do siso

Por quanto tempo é normal sentir dor após a extração do siso?

A dor na região depende da forma como o procedimento foi feito, assim como o comportamento de seu corpo com ele. Geralmente, é normal sentir dor forte nos três primeiros dias no pós operatório do siso. Após isso, ela pode se estender de 7 a 14 dias. Caso a dor ultrapasse essa média, procure seu dentista de confiança.

É normal sentir dor na garganta depois de extrair o siso?

Sim, é normal que a garganta fique com um pouco de dor depois de tirar o siso. Isso ocorre pela proximidade dos nervos que passam na região, além de ambos serem próximos anatomicamente. Também podem acontecer dores na cabeça e no ouvido. Geralmente, elas cessam depois dos três primeiros dias.

Quanto tempo dura o inchaço na região do siso extraído?

O inchaço é um dos principais sintomas após a extração de dente. A região da bochecha e da gengiva podem sofrer um leve inchaço, que costuma se amenizar depois de três dias. Para aliviar essa condição, você pode fazer compressas de gelo na região afetada. Ela ajuda a acelerar a recuperação do músculo atingido.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.