Dentista mulher prestes a examinar um  homem idoso

Pontes dentárias removíveis O que esperar

Se você perdeu um ou mais dentes, pode considerar uma ponte dentária removível como solução. Tanto as pontes fixas como removíveis contam com duas coroas, uma de cada lado, que servem para dar suporte a uma série de dentes artificiais (chamados de pônticos) que permanecem na área da gengiva em que houve a perda dentária. A seguir, explicaremos as diferenças entre esses dois tipos de pontes e trataremos do que você pode esperar de sua ponte removível para assegurar que os dentes substitutos lhe façam sorrir.

Quais são as diferenças entre as pontes removíveis e fixas?

As pontes removíveis possuem uma coroa de cado lado que se prende ao dente existente (previamente lixado pelo dentista para garantir um ajuste correto).

Caso você tenha um desses dispositivos não permanentes, deverá removê-los diariamente para limpá-los.

Pessoas que optam por pontes removíveis, em detimento de pontes fixas, frequentemente o fazem em função do preço e do caráter menos invasivo dessa solução, que não requer uma cirurgia.

Pontes fixas são visualmente e sensorialmente parecidas e cumprem uma função similar à dos dentes reais, uma vez que são fixadas a implantes dentários – estruturas de metal que fixadas cirurgicamente no osso da mandíbula, abaixo da gengiva.

O American Academy of Implant Dentistry indica que 3 milhões de norte-americanos possuem algum tipo de implante dentário – com 500.000 novos casos a cada ano. Esses implantes de metal se fixam no osso por meio de um processo de osteointegração (em que o osso se funde ao metal). Esse processo resulta em um suporte estável, no qual você pode confiar enquanto come ou fala. De acordo com a Cleveland Clinic, a recuperação do implante pode levar de 6 a 12 semanas. Em seguida, o seu dentista colocará um pino de metal em seus implantes, sobre o qual a coroa será montada.

Seja qual for a melhor opção para reposição de dentes no seu caso, saiba que elas possem ser indispensáveis para a manutenção de uma boa saúde bucal. Lacunas nas áreas da perda dentária podem fazer com que os dentes restantes comecem a girar ou a se deslocar para outros espaços, resultando em uma mordida errada. Além disso, a perda dentária pode provocar doenças da gengiva e disfunção da articulação temporomandibular (ATM).

Como é ter uma ponte removível?

Assim que o seu dentista colocar a sua ponte removível, provavelmente ele lhe dirá quanto tempo você precisará utilizá-la sem removê-la. Ele também pode pedir que você a use o tempo todo, no início, a fim de identificar áreas de desconforto e realizar os ajustes necessários. Sua ponte dentária removível provavelmente se revelará um pouco desconfortável no início, mas após os devidos ajustes e com o tempo, você se acostumará com ela e até mesmo sua alimentação e fala podem melhorar.

O que esperar depois do ajuste?

Depois dos ajustes realizados por seu dentista, a sua ponte se ajustará mais facilmente em sua boca. No começo, a sensação pode ainda parecer um pouco estranha, mas você poderá remover a ponte para limpar e também na hora de dormir. É possível que a ação de colocar e retirar a ponte dentária exija um pouco de prática, mas o seu dentista transmitirá todas as instruções que você precisa. Durante o processo de se acostumar a colocá-la corretamente na boca, é importante lembrar de não morder as coroas para forçá-las a ficar no lugar – isso pode danificar a sua nova ponte.

Como comer quando você tem uma ponte removível?

Logo após colocar a ponte removível, é aconselhável priorizar alimentos mais macios e cortados em pequenos pedaços.

Lembre-se de mastigar uniformemente em ambos os lados da boca e evite comer alimentos duros, muito resistentes, fibrosos ou pegajosos, como:

  • Bife
  • Nozes
  • Caramelo
  • Chiclete

Esses são apenas alguns exemplos de alimentos que podem resultar em problemas para a sua nova ponte removível. Faça uso do bom senso e fale com seu dentista caso você tenha qualquer dúvida.

Como limpar uma ponte removível?

Para cuidar corretamente da sua ponte dentária removível, você precisa limpá-la diariamente, removendo restos de alimentos e de placa de todas as partes da ponte. Abaixo, compartilhamos algumas dicas para que você possa cuidar de seus dentes substitutos da melhor forma possível:

  • Limpe a sua ponte removível sobre uma pia cheia de água ou de uma toalha dobrada para evitar que a ponte quebre, caso ela venha a cair.
  • Use uma escova de dentes de cerdas macias ou uma escova para prótese e água fria. Você pode usar um limpador de prótese, mas não opte por uma pasta de dentes abrasiva ou limpadores caseiros, que podem arranhar a superfície da ponte.
  • Depois da escovação, enxágue com água limpa e fria. A água quente pode deformar a sua ponte.
  • Não deixe a sua ponte na água ou em alguma solução para prótese durante a noite, a não ser que um dentista recomende isso. Os acessórios de metal podem enferrujar.

Se você decidir que uma ponte dentária removível é a melhor opção para substituir dentes naturais, esperamos que as informações compartilhadas aqui lhe deem a segurança necessária sobre o que esperar e como cuidar bem de seus dentes novos.

Praticar uma boa higiene bucal, cuidar bem da sua ponte e consultar o seu dentista regularmente para a realização de limpezas são ações que permitirão à sua ponte de permanecer atraente, funcional e sem manchas ao longo dos anos. Isso sim é motivo para sorrir.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.