Mãe e filha sorrindo aproveitando o sol
Badge field

O que é sigmatismo e quais são as suas causas?

Se você ou alguém que você conhece articula mal certos sons fonéticos, é possível que isso se dê em decorrência do sigmatismo. A causa, efeitos e soluções para esse tipo de distúrbio na fala podem variar de pessoa para pessoa. Entenda o porquê de algumas pessoas terem problemas para emitirem certos sons fonéticos e o que pode ser feito a respeito.

O que é sigmatismo e quais são as suas causas?

O sigmatismo é uma forma comum de impedimento da fala. Um artigo dos Speech-Language Pathology Graduate Programs específica diversas causas potenciais do sigmatismo:

  • Um aprendizado errôneo do pronunciamento dos sons
  • Problemas de alinhamento da mandíbula
  • Frênulo posterior (ou língua presa), quando a língua encontra-se presa ao fundo da boca e seu movimento é limitado
  • Interposição da língua, quando a língua se projeta para fora entre os dentes da frente.

Alguns desses problemas, como a língua presa, são perceptíveis desde o nascimento, enquanto outros, como a pronunciação inadequada, se desenvolvem durante o processo de aprendizagem da fala.

Tipos de sigmatismo

Em termos profissionais, existem quatro categorias de sigmatismo, conforme observado pelos Speech-Language Pathology Graduate Programs. O primeiro tipo corresponde ao sigmatismo frontal. Mais comum das formas de sigmatismo, ocorre quando os indivíduos empurram a língua muito para frente. O segundo tipo diz respeito ao sigmatismo lateral, no qual o ar escapa pelas laterais da língua durante o falar, produzindo uma pronunciação inadequada. Pessoas com sigmatismo palatal, terceiro tipo, tocam o céu da boca com a língua ao emitirem determinados sons. Finalmente, o quarto tipo, sigmatismo dentário, é facilmente confundido com o frontal. No entanto, ele ocorre quando o indivíduo empurra a língua contra os dentes e não através deles.

A conexão entre sigmatismo e dentes desalinhados

A Associação Americana de Odontologia descreve a maloclusão como o desalinhamento dos dentes ao morder. Isso ocorre como um resultado dos dentes estarem tortos ou muito separados.

Em alguns casos, a maloclusão dentária pode estar diretamente associada aos distúrbios da fala. Uma síntese de pesquisas elaborada pela Avid Science, revelou que as pessoas que possuem problemas de articulação da fala, como o sigmatismo, têm grandes possibilidades de apresentarem maloclusão. No entanto, a maloclusão não provoca necessariamente o distúrbio da fala em si, e a gravidade do mesmo não está necessariamente correlacionada com o nível de gravidade da maloclusão.

Alguns dos problemas de alinhamento associados a distúrbios da fala incluem:

  • Trespasse horizontal aumentado
  • Sobremordida
  • Mordida aberta
  • Espaçamento entre os dentes na mandíbula superior

É muito importante que qualquer pessoa que suspeite ter um distúrbio na fala ou algum problema com a sua mordida, busque um diagnóstico profissional. Os Speech-Language Pathology Graduate Programs observam que é particularmente importante determinar se o sigmatismo é resultante da interposição da língua, uma vez que esta condição pode ter consequências dentárias significativas.

Tratamento para problemas de articulação da fala

Ter um problema ligado à fala pode ser emocionalmente difícil. Se você ou alguém que você conhece tem algum problema na fala, saiba que existem muitas formas de buscar ajuda. Segundo a American Speech-Language-Hearing Association (ASHA), pessoas com problemas de sigmatismo podem procurar a ajuda de dentistas, ortodontistas, médicos ou fonoaudiólogos.

Os dentistas e ortodontistas podem verificar a posição dos dentes, além do tamanho e da forma do palato e da mordida. Por sua vez, um médico pode procurar verificar outros elementos, como alergias e tamanho das amígdalas, enquanto que os fonoaudiólogos podem se concentrar em como o indivíduo fala, respira e come. Às vezes, tratar um problema de fala exige uma combinação de intervenções profissionais.

Se o distúrbio da fala estiver relacionado às estruturas do palato, dos dentes ou da língua, é possível tratá-lo. De acordo com a Mayo Clinic, o frênulo posterior, ou língua presa, pode ser tratado com procedimentos cirúrgicos. Sua equipe de profissionais podem também recomendar sessões de fonoaudiologia que lhe ajudarão a aprender e praticar a pronúncia correta dos sons, segundo a ASHA.

Se você ou alguém que você conhece sofre de um distúrbio da fala, não se preocupe! Existem muitas terapias e recursos de ajuda disponíveis.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.