O que você vai encontrar neste conteúdo:
Uma bolha na gengiva pode surgir por diferentes motivos, desde uma simples irritação até uma infecção bacteriana. A seguir, conheça algumas das principais causas desta condição.
O atrito constante de aparelhos ortodônticos, próteses mal ajustadas ou dentaduras pode ferir o tecido gengival, resultando em bolhas ou feridas.
Se o problema for recorrente, converse com o dentista sobre a possibilidade de ajustar o aparelho ou a prótese para evitar novas lesões.
Escovar os dentes com força excessiva ou sofrer um pequeno acidente — como morder a bochecha ou mastigar um alimento muito duro — pode causar bolhas de sangue ou machucados na gengiva.
Algumas infecções orais podem provocar lesões que se apresentam como bolhas na gengiva, como:
O abscesso dentário é uma infecção na gengiva ou na raiz do dente que forma uma bolsa de pus.
Além da bolha visível, ele pode causar dor intensa, mau hálito, febre e inchaço no rosto. Deve ser tratado com urgência, pois a infecção pode se espalhar para outras áreas do corpo.
Após uma extração de dente ou outro procedimento cirúrgico, é normal que o local fique sensível e possa formar uma pequena bolha durante a cicatrização.
No entanto, se houver dor intensa, pus ou mau cheiro, pode indicar infecção e precisa ser avaliado por um profissional.
Embora menos comuns, cistos podem se formar na região do maxilar e aparecer como uma bolinha na gengiva. Eles crescem lentamente e, na maioria das vezes, não causam dor.
Outras causas menos comuns incluem a mucocele — acúmulo de muco por obstrução de uma glândula salivar — e doenças autoimunes, como pênfigo vulgar e lúpus, que podem gerar lesões semelhantes na gengiva.
Ao notar uma bolha, não tente estourá-la. Isso pode agravar a lesão e espalhar bactérias. Para aliviar o desconforto de forma segura:
A prevenção começa com uma rotina de higiene bucal completa, que não só ajuda a evitar o aparecimento de bolhas, como reduz o risco de dor na gengiva e inflamações:
Se a bolha estourar sozinha, lave a boca suavemente com água morna e sal para limpar a área e remover qualquer resíduo.
Evite alimentos ácidos ou muito condimentados (como sucos de frutas cítricas, tomate, pimenta e salgadinhos) até a cicatrização e observe o local.
Se notar pus, sangramento contínuo ou dor intensa, procure um dentista imediatamente, pois pode ser um sinal de infecção na gengiva.
Nem toda bolha na gengiva é grave, mas ela nunca deve ser ignorada, principalmente se houver:
O diagnóstico de um profissional é essencial para tratar a causa corretamente e evitar complicações.
Cuidar da gengiva é fundamental para a saúde de toda a boca. Se você busca uma proteção extra contra os problemas gengivais, um enxaguante bucal especializado pode ser uma ótima ajuda.
A linha Colgate PerioGard foi desenvolvida para oferecer um cuidado avançado e eficaz para a saúde gengival.
O enxaguante bucal Colgate PerioGard Uso Diário, por exemplo, tem fórmula com 0,06% de clorexidina, um agente antimicrobiano. A escovação com o creme dental e o uso do enxaguante bucal da linha PerioGard remove a placa bacteriana que ajuda a prevenir o sangramento da gengiva e a gengivite.
Converse com seu dentista sobre a possibilidade de incluí-lo na sua rotina de higiene bucal para fortalecer a proteção e manter suas gengivas saudáveis todos os dias.
Não. Estourar a bolha pode criar uma ferida aberta, aumentando o risco de infecções e complicações. O ideal é deixar que ela cicatrize naturalmente ou seguir a orientação de um dentista.
Sim, um enxaguante bucal antisséptico ajuda a manter a área limpa e a reduzir as bactérias, mas não substitui a avaliação de um profissional para tratar a causa do problema.
Sim, uma bolinha na gengiva, especialmente se for dura e não apresentar dor, pode ser um cisto odontológico. Apenas um dentista pode confirmar o diagnóstico por meio de exames clínicos e de imagem.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para aproveitar ao máximo sua rotina de cuidados dentais.