A maioria de nós trata as glândulas salivares com a seguinte mentalidade: o que os olhos que não veem o coração não sente. Mas se há algo errado com elas, logo percebemos o problema. Essas glândulas são necessárias para nos fornecer a saliva de que precisamos para mastigar, engolir e falar e para remover os restos de alimentos dos nossos dentes. O inchaço das glândulas submandibulares pode estar associado com boca seca, infecção e outros distúrbios. Entretanto, a maioria das causas de inchaço dessas glândulas pode ser tratada.
Onde ficam as glândulas submandibulares?
Em primeiro lugar, o que é a glândula submandibular? Temos uma glândula submandibular do tamanho de uma noz em cada lado da face, logo em frente à curvatura da mandíbula, na parte de trás da cavidade bucal. Junto com as outras glândulas salivares, essas glândulas produzem a saliva, que contem enzimas que ajudam a decompor os alimentos e minerais para reduzir os efeitos prejudiciais dos ácidos alimentares sobre o esmalte dos dentes. A saliva também umedece os alimentos durante a mastigação, tornando-os mais fáceis de engolir.
Causas do inchaço da glândula submandibular
Se você perceber um inchaço embaixo da mandíbula, pode ser inchaço de uma glândula submandibular. O inchaço da glândula submandibular geralmente é causado por pequenos cálculos que bloqueiam os ductos que levam a saliva para a cavidade bucal. De acordo com o Manual Merck, esses cálculos podem ser formados a partir dos sais presentes na saliva, principalmente se a pessoa estiver desidratada. Quando um cálculo bloqueia uma glândula salivar, um problema conhecido como sialolitíase, a pessoa pode sentir inchaço e dor na glândula afetada. Não se sabe claramente por que esses cálculos se formam, embora possam estar associadas a doenças hepáticas e à gota. De acordo com a revista The Journal of Medical Research, a sialolitíase é o distúrbio mais comum das glândulas salivares, sendo que a glândula submandibular é afetada em 83% dos casos.
As infecções das glândulas salivares podem ser causadas pelo bloqueio de ductos. Nesse caso, o inchaço da glândula pode vir acompanhado por vermelhidão e pus.
Mais raramente, o inchaço de uma glândula salivar ocorre devido a um tumor. O Manual Merck explica que o inchaço causado por um tumor maligno ou benigno nas glândulas salivares pode ser mais consistente do que o inchaço causado por uma infecção. Um tumor maligno provavelmente será mais duro e estará fixado no tecido da glândula, enquanto um tumor benigno pode ser móvel.
Consulte o dentista para que ele possa determinar a causa do inchaço da glândula submandibular. Esse profissional ajudará você a pôr em prática um plano de tratamento eficaz.
Tratamentos para o inchaço das glândulas salivares
O tratamento precoce do inchaço de uma glândula salivar ― principalmente se for causado por um cálculo ― pode evitar uma infecção. O Serviço Nacional de Saúde do Reino Unido recomenda beber bastante água e mascar chiclete sem açúcar para aumentar a produção de saliva. O Governo de Alberta sugere massagear suavemente o cálculo para ajudá-lo a se deslocar.
Se não for possível tratar o nódulo em casa, o médico ou dentista poderá removê-lo pressionando a glândula submandibular ou puxando-o para fora usando um pequeno instrumento, como explica o Manual Merck. Em casos raros, o cálculo terá que ser removido por meio de cirurgia. Caso você sofra de alguma doença que cause cálculos nas glândulas salivares, o tratamento usado para aliviar outros sintomas também pode reduzir o risco de desenvolver os cálculos.
Se você tiver uma infecção nas glândulas submandibulares, o médico pode prescrever antibióticos e, se necessário, drenar o pus de um abscesso. O inchaço causado por um tumor pode ser curado com a remoção do tumor por meio de um procedimento cirúrgico. Os tumores malignos devem ser tratados com urgência e provavelmente exigirão monitoramento.
Para aliviar a dor causada pelo inchaço da glândula submandibular, aplique uma compressa morna na região da glândula e faça bochechos com água e sal.
Como prevenir o inchaço nas glândulas salivares
Manter uma rotina de cuidados bucais rigorosa reduz as bactérias da boca e é o primeiro passo eficaz na prevenção do inchaço nas glândulas salivares. Beba mais água e evite fumar e mascar tabaco, pois esses hábitos podem aumentar o risco de infecções bucais.
O inchaço da glândula submandibular pode ser causado pelo bloqueio de uma glândula salivar e pode ser facilmente tratado. No entanto, não deixe de consultar o médico ou o dentista para avaliar esse problema bucal e ter um diagnóstico preciso.