dentista e paciente olhando para um raio-x em um consultório

Especialidades odontológicas: que profissional trata o quê?

Se o seu dentista disse recentemente que precisa encaminhá-lo a um especialista, é muito provável que você tenha dúvidas sobre o que esse especialista faz! O dentista que é clínico geral é o prestador de cuidados primários para suas necessidades odontológicas básicas. Esses cuidados incluem check-ups duas vezes ao ano e limpezas de rotina. Mas, às vezes, você precisa de tratamentos dentários específicos que exigem a atenção de um especialista. Talvez você esteja se perguntando quais são as especialidades na odontologia e quais as áreas de atuação de cada especialista.

A Associação Americana de Odontologia reconhece várias especialidades dentro da odontologia. Os profissionais recebem a mesma formação universitária e entram posteriormente em cursos de especialização credenciados. Informe-se sobre esses profissionais e saiba por qual motivo o seu dentista clínico geral está te encaminhado para um especialista.

Periodontistas

Provavelmente você considera o dentista e sua equipe como os guardiões de sua saúde bucal. Mas você sabia que existe uma especialidade que se dedica exclusivamente ao cuidado das estruturas que envolvem os dentes? Os periodontistas estudam e tratam os problemas que afetam a estabilidade dos dentes. Os ossos, a gengiva e os ligamentos da nossa boca desempenham papéis vitais para manter os dentes no lugar, portanto, devem ser protegidos. Quando você tem uma doença da gengiva, também conhecida como doença periodontal, ela pode avançar para um estágio que requer cirurgia. É aí que entram os periodontistas! Eles também realizam os procedimentos de raspagem e alisamento radicular e cuidam de implantes dentários, de acordo com a Academia Americana de Periodontia.

Odontopediatras

Esses dentistas pesquisam, preconizam e promovem a saúde bucal das crianças. Eles são especializados em trabalhar com crianças e adolescentes menores de 18 anos e pessoas com necessidades especiais. Prevenção e tratamento são as principais áreas de atuação dos odontopediatras, juntamente com a orientação dos pais e outros profissionais de odontologia sobre o melhor tratamento para as crianças. Os odontopediatras que atuam em faculdades de odontologia e instalações de capacitação hospitalar também fazem pesquisas para o desenvolvimento de melhores métodos de prevenção de problemas de saúde bucal em crianças. Para manter seus pacientes interessados e felizes com a experiência odontológica, os odontopediatras normalmente decoram o consultório de maneira divertida e lúdica. Talvez devêssemos pedir a nossos dentistas que voltem a usar decorações divertidas também!

Endodontistas

Endodontia é o campo que estuda o fluxo de sangue e nervos dentro das raízes de nossos dentes. Esse tecido (polpa dentária) às vezes precisa de tratamentos específicos para eliminar infecções ou curar lesões. O canal radicular é o procedimento mais comum realizado pelos endodontistas.

Ortodontistas

Os ortodontistas trabalham para corrigir o alinhamento dos dentes e dos ossos maxilares para melhorar sua função e longevidade. Talvez você já tenho ido a um ortodontista quando criança para conquistar o lindo sorriso com dentes alinhados que você tem agora! Esses especialistas ajudam no desenvolvimento da boca e dos maxilares através de vários dispositivos ortopédicos. Eles são especializados em aparelhos ortodônticos, contentores, alinhadores e aparelhos de tração extrabucal. Muitos de nós já fomos acompanhados por um ortodontista por alguns anos se tivemos que corrigir o alinhamento dos dentes, seja quando éramos crianças ou já adultos.

Protesistas

Os protesistas são especializados em preparar e fazer várias restaurações protéticas. Esses profissionais fazem um período adicional de especialização para trabalhar nessa área. Você pode ir a um protesista se estiver pensando em restaurar ou reparar seu sorriso com próteses, pontes ou coroas.

Higienistas dentais

Como mencionado acima, o clínico geral é a primeira linha de defesa para combater a cárie dentária e a doença periodontal! Eles realizam limpezas (remoção de placa bacteriana) nas consultas bianuais, fornecem orientações e informações essenciais nos ensinando a cuidar da nossa higiene bucal em casa e são capacitados para atuar no básico de cada área. Oferecem uma ampla gama de serviços que variam conforme a localidade.

Especialistas em cirurgia e patologias da região bucomaxilofacial

Embora o nome desse grupo de especialistas seja difícil de pronunciar, o que eles fazem pelo seu sorriso é mais simples. Eles avaliam e diagnosticam doenças que ocorrem na face, na boca e no pescoço. Também elaboram e executam os planos de tratamento para essas doenças. Há três áreas de concentração importantes dentro da área de cirurgia e patologias da região bucomaxilofacial:

  • Patologistas bucais, especializados em lesões na cabeça e no pescoço. Identificam, controlam e, às vezes, tratam essas doenças. Por exemplo, se o dentista clínico geral detectar um caroço ou inchaço na sua boca ou mandíbula, ele pode encaminhá-lo a um patologista bucal. Você então será atendido pelo patologista para uma avaliação e mais exames.
  • Odontorradiologistas, que interpretam radiografias dentárias para diagnosticar doenças específicas de cabeça e pescoço. Pense neles como profissionais análogos aos médicos radiologistas. Eles utilizam a energia radiante para produzir e analisar radiografias a fim de detectar doenças.
  • Dentistas, especialistas em cirurgia. Embora esse não seja seu especialista favorito, ele desempenha funções vitais! Eles se concentram em implantes e cirurgias faciais, elaboram planos de tratamento e criam próteses para pacientes que perdem partes da boca, da cabeça, do pescoço ou dos ossos maxilares. Embora essa definição possa soar alarmante a princípio, os cirurgiões-dentistas fazem até mesmo as cirurgias mais rotineiras, como a extração de dentes do siso!

O campo da odontologia tem melhorado e se diversificado consideravelmente ao longo das últimas décadas. Com essas diversas especialidades, você consegue encontrar um profissional capacitado que se concentra em um problema específico. O objetivo desses profissionais é colaborar, pesquisar e fazer avançar a arte e a ciência da odontologia. E acima de tudo, eles sabem que prevenir doenças e melhorar nossa saúde bucal é o trabalho mais importante que podem fazer.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.