Mulher próxima a uma janela, sorrindo para a sua barriga de grávida

Conheça as 8 principais mudanças do corpo durante a gravidez e os cuidados fundamentais

A gravidez é um momento especial na vida de qualquer família. Porém, é também um período em que o corpo da mulher passa por mudanças. Podem ser as alterações hormonais e mesmo o próprio desenvolvimento do bebê.

É também um momento de cuidados redobrados com a saúde, incluindo a saúde bucal. Por isso, visitar o(a) obstetra e o(a) dentista é fundamental nessa fase da vida. Sim, o consultório dental também tem que estar na agenda de cuidados.

Neste conteúdo, você vai ver as oito principais mudanças do corpo durante a gestação.

E entender a relação entre os cuidados com a saúde bucal e a gravidez.

Boa leitura! 

 

Para começar, quais são os principais sinais da gravidez?

Uma mulher pode achar que está grávida por alguns sinais.

Os primeiros sintomas costumam surgir nas primeiras duas semanas de gestação. É nesse momento que podem aparecer:

  • sonolência;

  • cólicas;

  • e enjoos com frequência.  

A mulher sente muito sono por conta das alterações hormonais que seu corpo sofre após a concepção. Assim como o cansaço intenso, principalmente nas primeiras três semanas.

Outro sintoma comum é a cólica, causada por conta da resposta do útero, na preparação para o período gestacional.  

Já o enjoo na gravidez acontece no período da manhã. Em alguns casos, até ser acompanhado de azia, devido ao aumento da produção de ácido no estômago. 

Por último, os seios podem ficar doloridas e sensíveis também por causa de mudanças nos hormônios.

Em geral, todos esses sintomas duram até o final do primeiro trimestre. Ou seja, nas primeiras doze semanas de gravidez. Outros podem ocorrer durante essa fase, como aumento de peso e mudanças de humor. 

 

8 alterações do corpo da mulher durante a gravidez

Mas quais são, afinal, as principais mudanças?

Veja oito principais mudanças a seguir. 

Alterações na pele

É comum que grávidas tenham algumas alterações na pele durante esse período. As mais comuns são aquelas ligadas a pigmentação da derme, como o melasma. São manchas escuras que podem aparecer no rosto. A hiperpigmentação também pode ocorrer, com o aumento de sinais na pele. 

Maior flatulência

Durante esse período, é normal que a mulher tenha maior produção de gases. Não existem muitas formas de prevenir esse incômodo, que é causado pela alteração hormonal.

Algumas maneiras de amenizar esse problema são cuidar da dieta, além de alguns exercícios para gestantes que incentivem sua saída. 

Constipação intestinal e hemorróidas

Mais uma vez, a mudança nos hormônios age em mais um incômodo. Dessa vez, a constipação intestinal.

Uma dieta pobre em fibras pode levar a isso, além de causar hemorróidas. Incluir uma rotina de exercícios para grávidas pode ajudar a aliviar esses sintomas. 

Varizes e formigamento nas pernas

O formigamento nas pernas é um dos sintomas de gravidez que continua durante algum tempo. Isso ocorre por conta do desequilíbrio hormonal, que deixa as veias mais propensas à distensões.

Essa má circulação pode também levar a formação de varizes na perna da mulher.   

Refluxo gástrico

A azia na gravidez e o refluxo são alterações comuns nessa fase. A sensação de queimação intensa no estômago é um dos sintomas mais comuns do refluxo gástrico, causando muito desconforto para a mulher grávida.

Mas uma alimentação equilibrada pode amenizar esses sintomas. 

Respiração mais acelerada

As mudanças fisiológicas da gestante podem levar a um aumento no ritmo respiratório. É muito comum que a mulher tenha a sensação de uma respiração mais curta do que o normal. Isso leva a uma percepção de que o ato de respirar está superficial, ocasionando uma aceleração nessa atividade. 

Mudanças de humor e ansiedade

Uma das alterações mais comuns nesse período são aquelas ligadas ao humor. Além disso, ela pode acontecer em qualquer estágio da gravidez, desde os primeiros dias até próximo ao parto. Porém, elas são mais comuns e intensas nas primeiras semanas. 

Maior probabilidade de desenvolver problemas bucais

Além de todas as visitas médicas, a gestante deve procurar um dentista. É durante esse período que ocorre um aumento nos casos de doenças periodontais.

Elas podem acarretar problemas para a mãe, assim como podem prejudicar a saúde do bebê.

Por isso, atenção com a saúde bucal é fundamental na gravidez.

 

APROVEITE PARA LER MAIS CONTEÚDOS QUE
AJUDAM A MANTER A SUA SAÚDE BUCAL EM DIA

 

Quais os cuidados que devem ser tomados durante a gravidez?

Com essa série de mudanças no corpo da mulher durante o período de gestação, é importante conhecer alguns cuidados.

Eles são fundamentais para amenizar os incômodos causados pela alteração nos hormônios. Além disso, são essenciais para a saúde mental e física da mulher grávida. Separamos alguns deles.

Veja! 

Cuidados com a pele

Durante o período gestacional, é importante manter uma rotina de cuidados com a pele. Substitua as maquiagens e produtos que podem causar oleosidade excessiva na derme. Além disso, tenha muita atenção com a limpeza do rosto e do corpo. Por fim, inclua óleos hidratantes com colágeno e Vitamina E. 

Atividade física

A prática de exercícios é fundamental nesse período. Existem inúmeros exercícios para gestantes que podem ser feitos em casa. Os alongamentos são ótimos para aliviar dores no corpo e estimular a circulação. Sempre tenha o acompanhamento de um obstetra, para dar os direcionamentos necessários para cada caso. 

Alimentação: uma dieta equilibrada

Os cuidados com a alimentação também devem estar na ordem do dia. Uma dieta equilibrada para a mulher grávida envolve muitos cereais integrais, como centeio e milho. Além disso, é ideal ingerir frutas e verduras que estimulam o trato intestinal. Por fim, carnes brancas e magras podem ser ingeridas sem problemas.  

Cuidados com a saúde bucal

Como você pôde ver, pode ser que a mulher tenha doenças bucais durante essa fase. Por isso, é importante intensificar os cuidados com a saúde oral, incluindo língua e gengiva.

A escovação após as refeições, além de usar fio dental e enxaguante bucal, é fundamental, além das visitas ao(à) dentista.

Mais do que isso, é uma fase em que produtos específicos para o cuidado da gengiva, como os de PerioGard , que ajudam a prevenir a gengivite e outros problemas, são ideais.

ebook volta as aulas Colgate

Baixe esse e-book gratuito 
com dicas de saúde bucal para os pequenos, incluindo cuidados desde a gravidez.

QUERO

 

Dúvidas frequentes sobre gravidez

Quais os tratamentos bucais não podem ser feitos durante a gravidez?

A maioria dos procedimentos dentais pode ser feita por mulheres grávidas, desde que segundo orientação do(a) ginecologista e do(a) dentista.

Mas para falar de alguns exemplos: em termos de enjoo, os períodos da manhã são os menos indicados. Também é ideal evitar sessões longas e ver se o consultório tem o conforto necessário para gestantes.

Que sinais de problemas bucais a grávida precisa estar atenta?

A boca pode dar uma série de sinais que está com algum tipo de problema. Durante a gestação, fique atenta às alterações na gengiva. Algumas delas são a incidência de sangramentos e mudanças na mucosa da região. Também tenha atenção com a alta incidência de aftas na região bucal.   

Com que frequência a grávida deve consultar com o dentista?

O ideal é que a gestante tenha acompanhamento constante, durante os nove meses. Isso vai evitar que doenças diversas possam surgir na região, prevenindo alguns problemas para a mãe e para o bebê. Além disso, é importante para indicar produtos para melhorar sua higiene bucal, como PerioGard.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.