Com ferida no céu da boca? Veja 4 causas e tratamentos
Você usa a boca constantemente. E mesmo quando não está comendo ou bebendo. Por isso, uma ferida no céu da boca pode ser muito desagradável. Afinal, dá aquele desconforto que até pode atrapalhar na hora de comer ou de falar.
E as feridas nesta região bucal são mais comuns do que você imagina. Quem nunca mastigou um alimento mais áspero, como um salgadinho ou uma torrada, e horas depois sentiu a diferença?
Tem mais: as causas podem ser variadas. Por isso, esse conteúdo vai te ajudar a entender melhor possíveis origens desse problema e o que você pode fazer para não sofrer por causa do céu da boca machucado.
Boa leitura!
4 causas mais comuns da ferida no céu da boca
Os motivos da dor no céu da boca podem ser mais simples ou envolver tratamento médico adequado.
A seguir, você verá quatro bastante comuns, que dão a dimensão dessas possibilidades.
Queimaduras: cuidado com a pressa de comer
Sabe quando você toma um café ou chá muito quente e sente na hora o incômodo na língua e no céu da boca? É sobre isso…
Além dessa sensação ruim, pode aparecer depois uma descamação e até algumas bolinhas no céu da boca.
Ou seja, isso é um sinal de queimadura no céu da boca, algo muito comum de acontecer no dia a dia de qualquer pessoa.
É quer saber o nome disso na língua dos dentistas? É queimadura térmica de palato.
Você já sabe: tente evitar essa situação provando antes os alimentos para sentir a temperatura.
Recuperação: de três a sete dias
O tempo de cicatrização desse tipo de ferida no céu da boca é rápido. Uma queimadura de palato geralmente se cicatriza neste período de três a sete dias.
Assim como essa lesão é comum de acontecer, sua cura também é algo que ocorre naturalmente.
Como aliviar e tratar
Por mais comum que seja, essa ferida ainda pode incomodar na hora de comer ou falar. Nesse meio tempo, você pode aliviar ingerindo alimentos mais macios. Além disso, prefira bebidas mais frias.
Mas caso tenha dor intensa, o(a) dentista pode dar uma recomendação para aliviar o desconforto e ajudar na cicatrização mais rápida. E caso não ajude, volte a falar com o(a) profissional.
Afta também no céu da boca
A afta no céu da boca também é uma ferida comum, além das que aparecem nas bochechas, por exemplo. As lesões podem ser causadas por problemas no sistema imunológico, que são desencadeadas por estresse ou alterações hormonais.
Dor mais intensa na primeira semana
Geralmente, pode aparecer de uma a três aftas por surto. Porém, existem casos em que o ciclo é de dez ou mais lesões de uma vez.
Nesses casos, o tempo para essa ferida no céu da boca desaparecer é de duas a três semanas. E, naturalmente, a primeira semana é de dor e incômodo mais intensos.
Como cuidar
Para amenizar as dores, o ideal é ingerir alimentos pouco condimentados para não irritar as feridas.
E evite receitas caseiras, como as que aparecem na web ou redes sociais.
Fale com o(a) dentista para ver se pode ser o caso de tratar com um gel analgésico de aplicação direta na ferida. E se não melhorar em até três semanas, volte para o consultório.
Herpes labial
Algumas feridinhas no céu da boca podem ser um sinal de herpes labial. Isso fica ainda mais evidente quando elas demoram mais tempo do que o normal para cicatrizarem.
É uma lesão que comumente ocorre na região dos lábios, deixando as feridas aparentes. Porém, existem diversos casos em que essas marcas podem aparecer no palato duro.
De 12 a 14 dias de duração
Essa ferida no céu da boca costuma ter alguns estágios. Ela costuma formar crostas quatro dias depois de aparecer. E sua cicatrização completa acontece, em geral, entre oito a dez dias após surgirem.
Para tratar, evite tocar as lesões
Por mais que seja tentador tirar as crostas que se formam nas lesões, não toque nelas.
Isso pode causar uma inflamação no céu da boca e piorar seu quadro. Também não estoure as bolhas da herpes labial. Caso elas não desaparecerem espontaneamente, consulte o(a) dentista.
Câncer de boca
Esse é um exemplo de caso que precisa de acompanhamento médico mais próximos.
Caso você perceba uma ferida no céu da boca que não cicatrize de fato depois de duas semanas do seu aparecimento, consulte o(a) dentista.
Ou seja, uma afta pode incomodar durante alguns dias, mas uma ferida na boca que fica mais de duas semanas sem curar não é normal.
Qual o tratamento para o céu da boca machucado?
Em geral, a forma mais eficaz de melhorar essas lesões é o tempo.
Mas o ideal é se prevenir delas. E uma ótima dica é manter a higiene da sua boca em dia. Aliás, esse é o caminho também para ajudar a sua boca a se recuperar dos incômodos, como o céu da boca inflamado.
A receita é fácil:
Escove os dentes após as refeições, ou ao menos duas vezes ao dia.
Use o fio dental regularmente.
Complete com um enxaguante bucal, como o PerioGard, para reforçar suas defesas contra as bactérias, o que também contribui para a prevenção e recuperação de lesões.
Também é importante manter uma alimentação equilibrada para também evitar ferida no céu da boca. Ou seja, evite o consumo de alimentos condimentados ou salgados, bebidas alcoólicas e tabaco.
E vale repetir: sempre leve a sério feridas na boca e fale com o(a) dentista em casos mais graves. Afinal, pode ser preciso consultar outros profissionais, como nos casos de candidíase oral, herpes e câncer de boca.
Dúvidas frequentes sobre ferida no céu da boca
Candidíase oral também é causa de ferida no céu da boca?
Sim, a candidíase oral também pode causar feridas no céu da boca. Conhecida popularmente como sapinho, essa doença afeta os lábios com maior frequência. Porém, também podem atingir outras áreas, como o céu da boca.
O que evitar quando estiver com dor no céu da boca?
Você deve evitar comer alimentos muito condimentados ou com alto teor de sal quando estiver com dor no céu da boca. Também é importante manter em dia a higiene bucal, com escovação três vezes por dia e passar fio dental diariamente.
Doenças que deixam o céu da boca machucado tem a ver com a imunidade baixa?
A baixa imunidade pode influenciar na sua saúde bucal, causando sim algumas feridas na região do céu da boca. Isso ocorre porque o sistema imunológico não consegue defender seu corpo de alguns problemas, que podem aparecer por meio de aftas na sua boca, por exemplo.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.