Family At Home Eating Outdoor Meal In Garden Together
Badge field

O nitrato de potássio: aliviando a sensibilidade dentinária

Se você sente regularmente uma dor aguda depois de comer alimentos quentes ou frios ou doces, pode ter hipersensibilidade dentinária. A hipersensibilidade dentinária (HD) consiste em uma condição clinicamente caracterizada por dor localizada, curta e aguda, resultante de estímulos térmicos (altas e baixas temperaturas), químicos (alimentos ácidos), osmóticos (doces), táteis (escovação dentária e sondagem) e/ou evaporativos (jato de ar), dificultando as atividades do dia a dia. A sensibilidade dentinária pode ser desconfortável e difícil para o dentista de diagnosticar. É aí que entra o nitrato de potássio, um agente dessensibilizante que pode ajudar quem sofre com esse tipo de sensibilidade dentinária. Continue lendo para saber mais sobre os usos odontológicos de nitrato de potássio para sensibilidade dentinária.

Causas da sensibilidade dentinária

O que causa a sensibilidade dentinária? Dentes sensíveis, ou hipersensibilidade dentinária, são causados por uma falha na proteção dentária. Essa falha pode ocorrer por dois motivos: erosão do esmalte do dente ou retração da gengiva. Qualquer um desses fatores pode causar desgaste do esmalte do dente e do tecido gengival, expondo a raiz do dente e a camada seguinte do dente, conhecida como dentina. Normalmente, o esmalte e a dentina protegem e cobrem os nervos e tecidos subjacentes do dente; no entanto, se essas camadas externas forem danificadas, os nervos do dente podem se tornar mais reativos.

Usos odontológicos de nitrato de potássio

As formas de incorporação do nitrato de potássio mais frequentes são por meio de dentifrícios e enxaguantes bucais. Daí o tratamento de hipersensibilidade dentinária, pois o composto é conhecido por ajudar a reduzir a sensibilidade dentinária, acalmando as fibras nervosas dos dentes.

A aplicação de nitrato de potássio nas fórmulas de cremes dentais para sensibilidade, bloqueia a atividade dos neurônios existentes nos canalículos dos dentes, promovendo o alívio da dor, como explicado pela Simpatio. O nitrato de potássio acalma assim a atividade nervosa do dente para que você sinta menos desconforto ao comer alimentos quentes, frios, doces ou pegajosos.

Nitrato de potássio vs. fluoreto de potássio

O fluoreto de potássio é outro composto com uso odontológico, mas não é o mesmo que o nitrato de potássio. Enquanto o nitrato de potássio pode ser encontrado em cremes dentais e enxaguantes bucais para sensibilidade, o fluoreto de potássio pode ser encontrado no sal.

O uso do sal fluoretado é uma medida utilizada em locais onde a fluoretação das águas provou-se inacessível devido a seus sistemas de abastecimento e distribuição de água descentralizados e inadequados, como explica o artigo da Faculdade de Odontologia da Universidade Federal do Rio Grande do Sul. A Simpatio explica que o fluoreto é um mineral facilmente encontrado na natureza. Atuando no fortalecimento do esmalte do dente, o flúor é um grande aliado na prevenção da cárie. Assim, como outros compostos de flúor, o fluoreto de potássio pode ajudar a prevenir cáries, enquanto o nitrato de potássio pode ajudar a aliviar a HD.

Como aliviar a sensibilidade dentinária

Existe uma variedade de cremes dentais disponíveis que contêm nitrato de potássio e altos níveis de fluoreto. Converse com o(a) dentista sobre a fórmula certa de creme dental para suas necessidades específicas.

Existem diversas opções de tratamentos para diminuir a hipersensibilidade dentinária . Alguns deles podem ser realizados em casa, enquanto outros precisam ser feitos no consultório odontológico.

  • Em consultório pode ser feita a aplicação de verniz de fluoreto nas áreas expostas. Isso ajuda no processo de mineralização e calcificação da dentina e do esmalte. Em casa, usar creme dental com alta concentração de fluoreto ajuda a fortalecer a superfície do dente.
  • O procedimento de enxerto de gengiva também é uma opção, substituindo o tecido gengival perdido e protegerá a parte exposta da raiz do dente
  • Outra solução é reduzir a ingestão de alimentos e bebidas ácidas, que podem desgastar o esmalte ao longo do tempo e causar sensibilidade
  • Opte por uma escova de dentes de cerdas macias e escovando com movimentos suaves.

Em resumo: a sensibilidade dentinária é uma condição comum e tratável. E cuidados adequados em casa usando produtos recomendados pelo seu dentista podem ajudar a aliviar seus sintomas.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.