Se você percebeu um caroço na mandíbula ao acordar, a primeira coisa a fazer é entender quais podem ser as causas disso. E isso começa por averiguar as próprias características de desse caroço, por exemplo: é pequeno ou grande; macio ou firme; móvel ou fixo; indolor ou doloroso?
Qualquer tratamento dependerá da causa do problema. Portanto, continue lendo para saber mais sobre caroços na linha da mandíbula.
O que pode causar um caroço na linha da mandíbula?
Achar um caroço, massa ou área inchada na mandíbula pode te dar um susto. Mas também pode indicar muitas alterações inofensivas ou facilmente tratáveis — desde algo simples, como uma picada de inseto, até algo comum, como um linfonodo inchado.
E se você está bastante preocupado(a), calma. Os tumores, tanto os malignos quanto os benignos, por exemplo, são mais raros — mas sempre consulte um(a) profissional se desconfiar que possa ter algo assim.
Nesse conteúdo, contamos para você quais são as causas comuns para a formação de caroços na mandíbula. Boa leitura. ;)
Abscesso dentário
Um abscesso grave geralmente acontece em um dente com uma cárie não tratada. Isso porque as bactérias chegam aos vasos sanguíneos e nervos da câmara interna do dente para infectar o sistema de canais radiculares. Mas uma fratura no dente, um trauma grave ou problemas com um tratamento de canal, por exemplo, também podem levar a um abscesso dentário.
Sintomas do abscesso dentário
O abscesso pode causar inchaço intenso, formando um caroço na linha da mandíbula. O início do inchaço é geralmente rápido e extremamente doloroso.
Tratamento do abscesso dentário
Marque imediatamente uma consulta com o(a) dentista para examinar o dente. O tratamento geralmente requer extração ou um canal. O(a) dentista também pode drenar a área e prescrever antibióticos para a infecção.
Linfonodos inchados
Um caroço móvel na mandíbula pode indicar um linfonodo inchado. A rede de linfonodos ajuda o sistema imunológico a proteger nosso organismo contra doenças.
E esses linfonodos estão localizados na cabeça e no pescoço, inclusive sob a mandíbula e o queixo. Quando os linfonodos incham, geralmente sinalizam a presença de uma infecção, como resfriado, gripe, infecção de ouvido, sinusite, faringite, entre outras.
Da mesma maneira, um dente com abscesso também pode causar inchaço de linfonodos.
Sintomas dos linfonodos inchados
O linfonodo inchado pode variar de tamanho, causando dor ao ser tocado, durante a mastigação ou ao virar a cabeça.
Tratamento do linfonodo inchado
Será preciso tratar a infecção subjacente para reduzir o inchaço dos linfonodos. O(a) médico ou o(a) dentista pode prescrever um antibiótico, um antiviral ou um analgésico de venda livre para tratar a inflamação.
Já os casos graves podem exigir a drenagem de pus dos linfonodos.
Cistos ou tumores benignos
Outros crescimentos benignos também podem causar um caroço na linha da mandíbula. Os cistos, por exemplo, são bolsas cheias de líquido ou outra substância, enquanto os tumores benignos se formam quando as células se dividem em uma velocidade irregular.
A boa notícia é que esses cistos e tumores não afetam os tecidos vizinhos ou se espalham por todo o corpo.
Sintomas dos cistos ou tumores benignos
Embora geralmente sejam indolores ao toque, esses cistos e tumores podem causar desconforto quando crescem e exercem pressão sobre as partes do corpo próximas a eles.
Tratamento dos cistos ou tumores benignos
O(a) médico(a) ou dentista provavelmente recomendará uma intervenção cirúrgica, que pode incluir a remoção de dentes, tecidos ou ossos adjacentes.
Um patologista, por sua vez, examinará o tecido removido para confirmar se o tumor é benigno ou maligno. Dependendo do tamanho e do impacto do cisto ou tumor, também pode ser necessária uma cirurgia para reconstrução da mandíbula ou outras de partes da boca.
Câncer
Além dos abscessos, linfonodos e cistos ou tumores benignos, caroços cancerosos também podem aparecer na mandíbula. Embora eles afetem com maior frequência os adultos mais velhos, surgem em qualquer idade e normalmente são duros e não são sensíveis ou dolorosos ao toque.
Na verdade, o câncer pode formar um caroço nessa região do corpo de várias maneiras:
Ao afetar uma parte próxima, como a boca, a garganta, a tireoide ou as glândulas salivares.
Espalhando-se de um órgão diferente para os linfonodos.
Por meio de um câncer de pele não melanoma.
Por meio de um sarcoma ou linfoma.
Tratamento do câncer
Se for diagnosticado um tumor maligno, o(a) médico(a) pode recomendar quimioterapia, radioterapia ou cirurgia para remoção. E o estado de saúde da pessoa e o tipo e a progressão do câncer determinarão o plano de tratamento.
Outras causas
Outras causas para um caroço na linha da mandíbula não indicadas acima podem incluir:
Lesão ou trauma na mandíbula
Cálculos nas glândulas salivares
Acne
Picada de inseto
Quando você deve procurar um médico por causa de um caroço sob a mandíbula?
Em alguns casos, um caroço na linha da mandíbula desaparece espontaneamente. Entre em contato com o médico ou dentista imediatamente se o caroço:
For doloroso
Estiver crescendo
Não tiver uma causa conhecida
Persistir por mais de duas semanas
Vir acompanhado de perda de peso ou febre
Causar dificuldade para respirar ou engolir
O dentista poderá encaminhá-lo a um patologista bucal ou cirurgião de cabeça e pescoço para exames adicionais.
Às vezes não é possível prevenir o caroço. No entanto, você pode ter uma boa higiene bucal para ajudar a prevenir os abscessos nos dentes. Você também pode reduzir o risco de câncer de boca através de mudanças no estilo de vida, como deixar de fumar e diminuir o consumo de bebidas alcoólicas. Consultar o dentista pelo menos duas vezes por ano também pode ajudar a identificar qualquer problema o mais cedo possível.
Antes de começar a se preocupar, verifique os sinais de alerta listados acima e marque uma consulta com o dentista. Ele pode ajudar a identificar a causa e estabelecer um plano de tratamento para que a sua mandíbula volte ao normal o mais rápido possível.