O gás hilariante ou gás do riso, também conhecido pelo nome científico de óxido nitroso (N₂O), é uma substância usada para promover o relaxamento muito comum em alguns procedimentos odontológicos, como em uma consulta de profilaxia dentária, por exemplo.
Ele tem esse nome porque pode causar leves sensações de euforia, mas, na verdade, seu efeito está relacionado à desaceleração do sistema nervoso.
Quando você inala o gás, ele entra na corrente sanguínea e chega até o cérebro, onde desencadeia uma série de reações que alteram a percepção da dor e provocam relaxamento.
Isso faz com que a pessoa se sinta menos inibida, mais tranquila e confortável durante os procedimentos médicos.
Ele é muito usado por dentistas, principalmente na odontopediatria , como um método seguro e eficaz para controlar a dor e a ansiedade das crianças durante os procedimentos.
O paciente inala o gás por meio de uma máscara e, em poucos minutos, começa a sentir seus efeitos. Uma grande vantagem é que, após a interrupção da inalação, eles desaparecem rapidamente, permitindo que o paciente retome suas atividades normais logo após a visita à clínica.
Além disso, o óxido nitroso não induz ao sono, ou seja, você pode ouvir e responder a todas as questões e instruções do dentista.
Ele pode ser usado em uma variedade de situações na odontologia, medicina e estética, como:
procedimentos odontológicos de rotina: limpezas, obturações e outros tratamentos que podem causar desconforto ou ansiedade em alguns pacientes;
cirurgias menores: extrações de dentes ou em cirurgias que envolvem uma pequena intervenção, proporcionando relaxamento sem necessidade de anestesia geral;
pacientes com medo de dentista: pessoas que sofrem de odontofobia ou ansiedade durante a visita ao dentista. O gás hilariante ajuda a relaxar, transformando uma situação potencialmente estressante em uma experiência mais tranquila;
tratamentos mais longos: o gás ajuda a manter um estado de calma e tranquilidade em procedimentos mais longos que podem gerar desconforto;
medicina: em ambulâncias, salas de emergência e centros cirúrgicos, como um analgésico rápido para alívio da dor em casos de fraturas, queimaduras, contrações de parto e pequenas cirurgias;
procedimentos estéticos: algumas clínicas usam esse gás para procedimentos mais simples, como MMP (Microinfusão de Medicamentos na Pele) capilar, por exemplo.
Embora o óxido nitroso seja bastante versátil, ele não é indicado para todos os casos. Em tratamentos muito simples, como uma limpeza de rotina, pode não ser necessário.
Já em procedimentos mais complexos, ele pode ser combinado com outras formas de anestesia, dependendo do nível de desconforto que o paciente pode sentir. O dentista ou o médico sempre vai avaliar se o uso do gás é adequado para a situação.
A maioria dos pacientes não apresenta reações adversas, mas, assim como qualquer medicamento, o gás hilariante pode causar alguns efeitos colaterais leves e temporários, como:
dor de cabeça;
calafrios;
transpiração excessiva;
náuseas ou vômito;
sonolência.
Para evitar possíveis náuseas e vômito, os pacientes são aconselhados a se alimentarem de maneira leve antes e nas três horas seguintes após o procedimento.
Também é importante consultar o seu dentista para verificar se você pode ou não dirigir depois do procedimento.
Essa é uma preocupação comum entre os pais. Quando usado em doses adequadas e sob a supervisão de um profissional de saúde experiente, ele é considerado seguro para a maioria das crianças.
A técnica de administração do gás é adaptada para os pequenos pacientes, usando máscaras nasais com aromas agradáveis e ajustando a dosagem de acordo com o peso e a idade da criança.
Apesar de ser considerado seguro para a maioria das pessoas, seu uso não é recomendado para:
mulheres no primeiro trimestre da gestação;
pessoas com histórico de doenças respiratórias, como a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC);
pacientes que têm deficiência de vitamina B-12;
pessoas com histórico de abuso de substâncias;
pacientes com deficiência enzimática de metilenotetrahidrofolato redutase;
pessoas com histórico de doenças ligadas à saúde mental.
Se você se encaixa em algum desses grupos, é fundamental informar seu médico ou dentista para que o profissional possa avaliar a melhor opção de tratamento para você.
Além disso, é importante lembrar que a prevenção é sempre o melhor caminho. Manter uma rotina adequada de cuidados com a saúde bucal é fundamental para evitar problemas futuros.
Escovar os dentes de maneira correta, usar fio dental regularmente e visitar o dentista com frequência são atitudes simples que fazem toda a diferença na proteção e manutenção da saúde dos dentes.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais
AVALIAÇÃO DE SAÚDE BUCAL
Faça nossa avaliação de saúde bucal para a sua melhor rotina de cuidados bucais