Imagine que você esteja ansioso para a sua consulta odontológica. Ou então, que o seu filho precisa permanecer em uma mesma posição durante uma longa operação. Ou ainda, que você não consiga parar de engasgar quando o dentista insere um determinado instrumento em sua boca. Todas as situações descritas acima podem requerer o uso do gás hilariante para assegurar que a visita ao dentista ocorra da melhor forma possível. Mas, o que é exatamente o gás hilariante? Em quais situações ele é usado? Existem riscos associados ao seu uso?
O que é o gás hilariante?
O que o gás hilariante faz?
O óxido nitroso (N2O), popularmente conhecido como gás hilariante, trata-se de um agente sedativo usado para controlar, de forma segura e efetiva, a dor e a ansiedade durante um tratamento dentário. Incolor e inodoro, o óxido nitroso se une com o oxigênio e é inalado através de uma pequena máscara que cobre o nariz. Logo após o seu uso, pede-se para que os pacientes respirem normalmente. Dentro de poucos minutos, os efeitos do gás hilariante começam a aparecer.
Ao contrário do que o nome sugere, o gás hilariante não faz, necessariamente, sorrir. Na verdade, o óxido nitroso acaba por ralentir o sistema nervoso, fazendo com que você se sinta menos inibido. É possível que você sinta algum tipo de tontura, formigamento ou até mesmo uma sensação de peso nos braços e nas pernas. Em última instância, ele fará com que você se sinta mais calmo e confortável durante o procedimento. E, talvez, você gargalhe uma ou duas vezes nesse período.
Os benefícios do gás hilariante.
Dentistas optam pelo óxido nitroso porque ele é um método seguro e eficiente para a sedação. O gás hilariante funciona de maneira rápida para relaxar os pacientes e seus efeitos são facilmente eliminados pela respiração do oxigênio através de uma máscara. Além disso, o óxido nitroso não induz ao sono, ou seja, você pode ouvir e responder a todas as questões e instruções do dentista.
Os efeitos secundários do gás hilariante
A maioria dos pacientes não apresentam reações adversas ao gás hilariante. No entanto, é possível que o óxido nitroso provoque alguns efeitos indesejados caso a quantidade inalada varie rapidamente ou seus níveis aumentem muito. A California Dental Association (CDA) lista diversos efeitos colaterais, entre eles:
- dor de cabeça
- calafrios
- transpiração excessiva
- náuseas ou vômito
- sonolência
Depois que a administração do óxido nitroso é concluída, os pacientes precisam receber oxigênio ao menos por cinco minutos para evitar o surgimento de dores de cabeça. O oxigênio elimina o restante do gás nos pulmões, ajudando os pacientes a despertarem e sentirem-se mais alertas.
Para evitar possíveis náuseas e vômito, os pacientes são aconselhados a se alimentarem de maneira leve antes do procedimento e a evitarem, nas três horas após o término do mesmo, a ingestão de alimentos pesados.
Consulte o seu dentista para verificar se você pode ou não dirigir depois do procedimento.Em quais situações o gás hilariante é usado?
A Academia Americana de Odontopediatria recomenda o uso de óxido nitroso para os seguintes casos:
- pacientes com medo, ansiosos ou não colaborativos
- pacientes que requerem cuidados médicos especiais
- pacientes com reflexos de vômito que interfiram no atendimento odontológico
- pacientes que não respondem adequadamente à aplicação da anestesia local
- pacientes jovens que devem se submeter a procedimentos odontológicos de longa duração
Óxido nitroso em crianças
É seguro administrar o óxido nitroso em crianças? A AAPDa afirma que, em termos gerais, a administração do gás em crianças é aceitável e pode ser ajustada facilmente. Muitas crianças demonstram entusiasmo pelo uso do gás e relatam uma sensação de formigamento ou calor após a inalação. O gás hilariante pode ajudar a acelerar processos não muito confortáveis e que exigem que a criança não se mova por longos períodos. No entanto, algumas crianças podem sentir náuseas ou terem dificuldades para usar a máscara. Discuta as possíveis opções de sedação com o dentista durante o planejamento do tratamento dentário.
Quem não deve fazer uso do gás hilariante?
Ainda que o gás hilariante seja considerado seguro e um eficiente sedativo, ele pode não ser a melhor alternativa para você. A AAPD lista uma série de fatores de risco para o seu uso. Comunique ao seu dentista caso você tenha alguma das condições abaixo:
- está no primeiro trimestre da gestação
- possui um histórico de doenças respiratórias, como a doença pulmonar obstrutiva crônica (DPOC)
- tem deficiência de vitamina B-12
- conta com um histórico de abuso de substâncias
- apresenta uma condição enzimática deficiente de metilenotetrahidrofolato redutase
- possui um histórico de doenças ligadas à saúde mental
O gás hilariante pode ser uma ferramenta útil para aliviar a ansiedade e a dor durante procedimentos odontológicos. Se você acredita que pode se beneficiar do uso de óxido nitroso em sua próxima consulta ou operação, converse com o seu dentista sobre as opções disponíveis.
Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.