Resumo

As próteses dentárias são aparelhos feitos sob medida para substituir dentes ausentes e podem ser retiradas e colocadas novamente em sua boca. Embora demore algum tempo para a pessoa se acostumar a utilizar próteses, e ainda que elas nunca sejam como os dentes verdadeiros, as próteses dentárias atuais fornecem uma aparência natural e estão mais confortáveis do que nunca.

Benefícios

Substituir dentes ausentes irá ajudar a melhorar sua aparência e seu sorriso. Sem o suporte da prótese dentária, os músculos faciais ficam flácidos, fazendo com que a pessoa aparente ser mais velha. Além disso, próteses auxiliarão você a comer e falar com mais conforto, coisas que as pessoas geralmente não dão valor até que percam seus dentes naturais.

Cuidados

Com o passar do tempo, sua prótese necessitará de um reajuste, de ser refeita ou reembasada, devido ao desgaste natural. Reembasamento exige que seja feita uma nova base, mantendo os dentes da prótese existentes. Com a idade, sua boca muda de formato naturalmente. Tais mudanças fazem com que a prótese dentária fique frouxa, o que resulta em uma dificuldade de mastigar e a irritação da gengiva. Visite seu dentista, no mínimo uma vez ao ano, para uma avaliação.

A seguir estão algumas dicas para ajudá-lo no cuidado com suas próteses:

    Ao manusear sua prótese, coloque-a sobre uma toalha dobrada ou em um recipiente com água. Próteses são delicadas e podem quebrar caso sofram uma queda.

    Não deixe sua prótese secar. Coloque-a em uma solução para próteses ou em água quando não estiver utilizando-a. Nunca utilize água quente, já que pode causar deformações.

    A escovação diária de próteses removerá resíduos de alimentos e a placa bacteriana, ajudando na prevenção de manchas.

    Escove sua gengiva, língua e palato todas as manhãs com uma escova de cerdas suaves antes de colocar suas próteses. Isto estimula a circulação em seus tecidos e ajuda na remoção da placa bacteriana.

    Visite seu dentista caso sua prótese se quebre, lasque, rache ou fique frouxa. Não fique tentado a ajustá-la por conta própria, pois isso poderá danificá-la permanentemente.

 

Procedimiento

Prótese Total:

A prótese dentária total é feita e instalada na boca do paciente após os dentes remanescentes serem extraídos e os tecidos estarem cicatrizados, o que pode levar alguns meses.

Uma prótese total é instalada assim que os dentes remanescentes forem extraídos. O dentista tira as medidas e molda dos maxilares do paciente durante a consulta anterior à cirurgia de extração. Com o uso da prótese total imediata, o paciente não precisa ficar sem os dentes no período de cicatrização.

Prótese Parcial:

A prótese dentária parcial se mantém em uma estrutura de metal que se encaixa nos seus dentes naturais. Algumas vezes, coroas são colocadas em certos dentes naturais e são utilizadas como âncoras para a prótese. Próteses parciais são uma alternativa removível para as pontes.

Mantenha suas próteses limpas!

Não fuja da sua rotina de higiene bucal, use um de nossos cremes dentais para ajudar a manter suas próteses limpas.