Mordida Perfeita, Rosto Lindo?

172450841

De acordo com um estudo, a aparência da mordida de uma pessoa influencia na maneira como outros adultos avaliam sua capacidade de atração, personalidade e inteligência.

Um estudo publicado na edição de novembro de 2011 do American Journal of Orthodontics and Dentofacial Orthopedics pediu a 889 pessoas que avaliassem fotografias que haviam sido manipuladas para mostrar uma mordida normal ou uma das seis mordidas imperfeitas, chamadas de oclusão ou má oclusão no mundo odontológico.

“As classificações de atraente, inteligente, cuidadoso, agradável e extrovertido diferiram significativamente dependendo da condição da oclusão representada”, diz o relatório.

Aqueles com prognatismo foram classificados como os menos atraentes, inteligentes e extrovertidos. Mulheres com mordida imperfeita foram classificadas mais favoravelmente do que os homens. Os entrevistados mais jovens e instruídos foram mais críticos nas avaliações do que os mais idosos e menos instruídos.

Os doutores Jase A. Olsen, profissional de clínica particular em Southern Pines, N.C., e Marita Rohr Inglehart, professora associada do departamento de periodontia e medicina bucal na Faculdade de Odontologia da Universidade de Michigan, realizaram o estudo.

“Julgamentos que são negativamente influenciados pelos efeitos da má oclusão podem deixar pessoas sem oclusão normal em desvantagem social e condição profissional comprometida”, aponta o estudo.

O estudo também cita pesquisas anteriores que mostram que pessoas “atraentes” foram percebidas como mais inteligentes e socialmente competentes, possuidoras de uma personalidade mais positiva, com melhores interações sociais e receberam avaliações profissionais mais favoráveis.

Além disso, o estudo cita o Exame Nacional de Saúde e Nutrição III de 1988-91, que mostrou que 57% a 59% dos adultos exibiam algum grau de mordida imperfeita.

Embora o estudo tenha duas décadas de existência, ele ainda oferece os dados mais atuais de prevalência de má oclusão entre adultos norte-americanos.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Dicas de cuidado bucal para ORTODONTIA ADULTA

  • Utilização do fio dental – Criar uma rotina de uso do fio dental é importante durante o tratamento odontológico. Ortodontistas podem recomendar escovas de dente interdentais ou rosqueadores para o fio, para facilitar o acesso entre os dentes.

  • Rotina de escovação dentária – Usar creme dental com flúor e uma escova de dentes de cerdas macias são ideais para a limpeza dos dentes com aparelho. Comece escovando em um ângulo de 45 graus na margem gengival utilizando movimentos circulares pequenos. Depois, posicione a escova de dentes na parte superior dos bráquetes, indo para baixo para escovar a parte superior de cada bráquete. Finalmente, reposicione a escova para escovar a parte inferior do bráquete, bem como o aro, posicionando a escova para cima.

  • Bochecho com flúor – Após escovar os dentes e utilizar o fio dental, enxágue a boca com um bochecho com flúor para auxiliar a prevenção de cárie e manchas brancas.

  • Protetores bucais – Utilize um protetor bucal caso participe de esportes. Os protetores podem proteger as bochechas e os lábios de cortes graves e podem prevenir danos aos aparelhos ou aplicações odontológicas em caso de queda ou se você for atingido no rosto.

Sorriso metálico? Ajude a mantê-lo bonito para o futuro.

Garantir que seus dentes estejam limpos é mais difícil com o uso de aparelhos. Use um de nossos produtos para tornar esse processo mais fácil.