Destaque Para A Síndrome De Sjögren Em Abril

A síndrome de Sjögren, um distúrbio autoimune crônico com sintomas que podem incluir boca seca, é tema de destaque em abril, que é o Mês Nacional de Conscientização da Síndrome de Sjögren.

Mais de 4 milhões de norte-americanos sofrem da doença, segundo a Fundação da Síndrome de Sjögren(SSF).

Mulheres contabilizam nove em cada dez pacientes com a síndrome, que ocorre quando as células sanguíneas brancas de uma pessoa atacam as glândulas produtoras de umidade. Os sintomas mais comuns da síndrome de Sjögren incluem boca e olhos secos, fadiga e dor musculoesquelética.

De acordo com a SSF, a doença é frequentemente subdiagnostica ou diagnosticada erroneamente numa média de 4,7 anos antes de um diagnóstico correto. A fundação estimula dentistas, oculistas, ginecologistas e outros profissionais da saúde a estarem alertas à síndrome de Sjögren.

Para mais informações sobre o assunto, visite a SSF na página www.sjogrens.org. Os Institutos Nacionais de Saúde (nih.gov) e o Instituto Nacional de Pesquisa Dental e Craniofacial (nidcr.nih.gov) também têm materiais sobre a síndrome de Sjögren.

A Associação Dental Americana tem materiais para o entendimento e tratamento da xerostomia, que é o sintoma de boca seca comum da síndrome de Sjögren, no website para o consumidor MouthHealthy.org.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Efeitos das DOENÇAS IMUNOLÓGICAS na saúde bucal

Pessoas com doenças imunológicas também estão em risco de adquirir problemas de saúde bucal. Problemas comuns são: boca seca (xerostomia), síndrome de queimação bucal, lábios, língua rígida, crescimento excessivo da gengiva e maior risco de cárie e doença periodontal.