Estresse E Bruxismo – O Hábito De Ranger Dentes – Pode Impactar A Saúde Bucal

O estresse no trabalho e na vida diária está descontando nos seus dentes durante a noite?

Pesquisadores alemães estudaram um pequeno grupo de pacientes para ver se o bruxismo durante o sono – o hábito de ranger os dentes durante a noite – estava relacionado com estresse.

Um total de 69 pessoas, incluindo 48 que tinham bruxismo, foram avaliadas com um questionário para verificar-se se elas relatavam problemas diários, problemas no trabalho, fadiga ou problemas físicos.

Cada participante tinha entre 20 e 40 anos de idade e um parceiro de sono que relatou ter ouvido sons de bruxismo durante a noite nos últimos seis meses. Os participantes também relataram um ou mais sintomas de bruxismo antes do estudo, incluindo fadiga muscular ou dor ao acordar, desgaste anormal dos dentes ou pontos brilhantes nas restaurações e músculos mandibulares aumentados.

Os pesquisadores também mediram o bruxismo dos participantes durante a noite por cinco dias consecutivos, usando finas placas especiais colocadas na boca durante a noite para registrar os padrões de bruxismo.

Os pesquisadores concluíram que os participantes com alta atividade de bruxismo durante o sono tendem a se sentir mais estressados no trabalho e na vida diária e, de acordo com o questionário, parecem lidar com o estresse de maneira negativa. O bruxismo é um problema dental perigoso que pode não apenas desgastar os dentes, mas também torná-los mais sensíveis ou frouxos ou mesmo fraturá-los. Além das superfícies dentais desgastadas, os sintomas podem incluir dores de cabeça e dor maxilar.

Seu dentista pode diagnosticar o bruxismo durante o sono e lhe fornecer um protetor bucal para proteger seus dentes enquanto dorme. Os pacientes podem se beneficiar também pela redução do estresse, fisioterapia, relaxantes musculares, aconselhamento e exercícios.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Formas de tratar o BRUXISMO

  1. Converse com o seu dentista sobre o alinhamento de sua mandíbula

  2. Considere usar um protetor bucal

  3. Reduza a tensão ocasionada pelo estresse

O bruxismo é um incomodo para você?

Caso você ache que está com bruxismo, converse com seu dentista. O bruxismo pode desgastar o esmalte, tornando os seus dentes sensiveis. Caso você sinta sensibilidade nos dentes, experimente um de nossos produtos formulados especialmente para reduzi-la.