Língua Limpa É Essencial Para Um Hálito Fresco

Você deseja controlar o mau hálito? Não se esqueça da língua.

“Todas aquelas protuberâncias e sulcos da língua são o paraíso para as bactérias e podem estar contribuindo com o seu mau hálito por causa dos gases que são liberados”, diz o Dr. Matthew Messina, um consultor do consumidor da American Dental Association. É importante cuidar da língua, além de escovar os dentes e usar o fio dental regularmente.

Segundo o Dr. Messina, "raspar a língua pode realmente reduzir o número dessas bactérias e pode ajudar muitas pessoas com mau hálito".

Mas qual é a melhor maneira de higienizar a língua?

Um artigo de uma edição recente da General Dentistry mostrou que os raspadores de língua são eficazes na redução da halitose, pelo menos em curto prazo.

Porém, segundo o Dr. Messina, uma escova dental pode funcionar tão bem quanto o raspador, desde que você se lembre de escovar a parte média e posterior da língua, onde as populações microbianas podem ser especialmente altas.

Se você achar que escovar ou raspar a língua provoca ânsia de vômito, ele recomenda que você segure a língua com a mão livre. “Estabilizar um pouco a língua facilita a raspagem ou a escovação da superfície”, disse Dr. Messina.

Embora escovar a língua não tenha um efeito duradouro sobre o mau hálito, esse é um passo importante para manter a boca toda saudável. A ADA ressalta que o mau hálito pode ser sinal de um problema de saúde, como uma infecção do trato respiratório, sinusite crônica, diabetes, distúrbio gastrintestinal e doenças de fígado ou rins.

Se seu dentista constatar que sua boca está saudável, você poderá ser encaminhado para o médico da família ou um especialista para determinar a causa do mau hálito.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

MAU HÁLITO

Definição

Respiração com odor fétido, geralmente causada pela quebra de alimentos. Outros culpados podem ser a a higiene bucal inadequada, boca seca, doenças, infecções, uso de tabaco e dietas severas.

Causas

A maioria dos casos de mau hálito é iniciada na boca e as suas causas são diversas, incluindo:

  • Partículas de alimentos derivadas de alimentos com mau cheiro, como alho e cebola

  • Fumo

  • Infecções respiratórias

  • Refluxo ácido

  • Higiene bucal inadequada

O mau hálito te deixa de mau humor?

O mau hálito pode ser desconfortável para você e aqueles a sua volta! Por que não experimentar um dos nossos produtos para melhorar o hálito?