O Mau Hálito Pode Não Ser Culpa Sua

Escovar os dentes e usar o fio dental de maneira insatisfatória, comer alimentos contendo alho e fazer uso de tabaco são citados como causas de mau hálito, mas pesquisadores japoneses dizem que, em alguns casos, a culpa pode ser da errada proporção de bactérias que vivem na boca.

Cientistas estudaram as bactérias presentes na saliva de 240 pacientes que se queixavam de mau hálito e encontraram quatro tipos de composições de comunidades bacterianas. Mediram a intensidade do mau odor bucal e verificaram que os indivíduos com concentrações mais elevadas das quatro espécies de bactérias eram mais propensos a ter mau hálito. Concluiram que a estrutura da população bacteriana da boca de uma pessoa precisaria ser modificada para eliminar o mau hálito.

O mau hálito pode ser embaraçoso e é uma das maiores queixas que os dentistas ouvem de seus pacientes. Segundo a ADA, o mau hálito também pode ser um sinal de problema de saúde geral, infecção do trato respiratório, sinusite crônica, gotejamento pós-nasal, bronquite crônica, diabetes, distúrbio gastrointestinal, doença do fígado ou dos rins. Se o seu dentista verificar que você tem uma boca saudável, ele poderá encaminhá-lo para o médico da família ou um especialista para acompanhamento adicional.

Se você suspeitar que seu hálito não está tão puro quanto poderia por causa da sua dieta, dos cuidados com a saúde bucal ou uso de tabaco, há várias coisas que você poderá fazer para melhorá-lo.

Manter uma boa higiene bucal, eliminar a doença periodontal (de gengivas) e agendar limpezas dentárias e check-ups regulares são condutas essenciais para ter um hálito bom. Se você achar que o mau hálito representa um problema para você, mantenha um diário com os alimentos que você ingere, as medicações que você toma e os problemas de saúde que você tem tido desde que notou uma alteração no seu hálito.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

MAU HÁLITO

Definição

Respiração com odor fétido, geralmente causada pela quebra de alimentos. Outros culpados podem ser a a higiene bucal inadequada, boca seca, doenças, infecções, uso de tabaco e dietas severas.

Causas

A maioria dos casos de mau hálito é iniciada na boca e as suas causas são diversas, incluindo:

  • Partículas de alimentos derivadas de alimentos com mau cheiro, como alho e cebola

  • Fumo

  • Infecções respiratórias

  • Refluxo ácido

  • Higiene bucal inadequada

O mau hálito te deixa de mau humor?

O mau hálito pode ser desconfortável para você e aqueles a sua volta! Por que não experimentar um dos nossos produtos para melhorar o hálito?