Sua Boca Oferece Muitas Razões Para Abandonar O Uso De Tabaco

Você fuma cigarros ou charutos, ou masca tabaco? Se a resposta for sim, você está colocando não só sua saúde geral em risco, mas também a saúde da sua boca, dentes e gengivas.

Fumar cigarros pode ter muitos efeitos adversos na sua saúde bucal e geral. Entre eles:

  • câncer bucal;
  • doença periodontal, uma das causas principais de perda dental e sensibilidade;
  • demora na cicatrização após extração dental ou outra cirurgia bucal;
  • menos opções em alguns tipos de tratamento dental;
  • mau hálito;
  • manchas nos dentes e na língua;
  • diminuição do paladar e olfato.

Charutos não são uma alternativa segura aos cigarros. Mesmo que você não inale a fumaça do charuto, você ainda está em risco de câncer bucal e cânceres de garganta. E, assim como os fumantes de cigarros, os fumantes de charutos apresentam risco aumentado de doença periodontal e manchas nos dentes e na língua, bem como mau hálito.

Da mesma forma que os cigarros e charutos, os produtos de tabaco sem queima contêm uma variedade de toxinas associadas ao câncer. Sabe-se que o tabaco sem queima causa cânceres da boca, lábio, língua e pâncreas. Os usuários também podem apresentar risco de câncer em cordas vocais, esôfago, cólon e bexiga, porque engolem algumas das toxinas presentes no suco criado pelo uso de tabaco sem queima.

O tabaco sem queima pode irritar o tecido gengival, causando doença periodontal. Com freqüência adiciona-se açúcar para melhorar o sabor do tabaco sem queima, aumentando o risco de cárie dentária. O tabaco sem queima também geralmente contém areia e grânulos, que podem desgastar os dentes.

Caso você seja usuário de tabaco, não há momento melhor do que este para abandonar o hábito. Existem muitas estratégias que podem aumentar suas chances de sucesso, como pedir o apoio da família, amigos e colegas de trabalho, conversar com seu dentista ou médico sobre a terapia de substituição da nicotina e buscar ambientes livres de tabaco para fugir das tentações.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Por que o tabaco é uma AMEAÇA À SAÚDE ORAL?

A maior ameaça do trabalho a saúde pode ser sua associação ao câncer bucal. A American Cancer Society relata que:

  • Aproximadamente 90 por cento das pessoas com câncer bucal e na garganta utilizaram tabaco. O risco de desenvolvimento de câncer aumenta conforme as pessoas fumam ou mascam com maior frequência ou por maior tempo.

  • Fumantes possuem seis vezes mais probabilidade do que não fumantes de desenvolverem cânceres.

  • Aproximadamente 37 por cento dos pacientes que continuam a fumar após tratamento de câncer desenvolverão outros cânceres na boca, garganta ou laringe. Somente 6 por cento das pessoas que desistem de fumar irão desenvolver cânceres secundários.

  • Fumantes de tabaco foram associados a cânceres nas bochechas, gengiva e superfície interior dos lábios. O tabaco sem fumaça aumenta o risco de câncer cerca de 50 vezes.