Estilo De Vida Afeta A Saúde Bucal

Você tenta escovar seus dentes, usar fio dental e visitar seu dentista regularmente. Mas, se você fumar ou dormir pouco, a escolha do seu modo de vida pode estar prejudicando sua saúde bucal.

Pesquisadores japoneses estudaram 219 operários de fábrica em Osaka, Japão, que passaram por check-ups em 1999 e 2003. Os participantes foram examinados para avaliar doença periodontal e preencheram um questionário sobre estilo de vida, que perguntava sobre oito categorias de estilo de vida: fumo, consumo de álcool, horas de sono, café da manhã, equilíbrio nutricional, horas de trabalho, exercícios e saúde mental. Eles também foram questionados sobre a freqüência de escovação dentária, método de escovação e o uso de limpadores interdentais.

Fumar e ter menos de seis horas de sono por noite foram os dois fatores de estilo de vida mais significativos que causaram a piora da saúde periodontal, concluíram os pesquisadores, com proporções de 2,3 e 2,1, respectivamente. Os dados mostraram que 38,5% das progressões das doenças periodontais poderiam ser atribuídas ao cigarro.

“Nossas conclusões estão de acordo com outros estudos que identificaram o tabagismo como um forte fator do estilo de vida que afeta a saúde bucal”, disse o Dr. Muneo Tananka, autor do estudo. “Entretanto, os estudos que avaliaram as horas de sono como um fator independente que prejudica a saúde periodontal são limitados. Desse estudo, podemos especular que a diminuição do sono pode prejudicar a resposta imunológica do corpo, o que pode levar ao avanço de doenças, como a doença periodontal”.

Eles concluíram que fumar pode suprimir o sistema de auto-defesa, que pode levar ao avanço da doença periodontal.

A Associação Dental Americana oferece uma variedade de materiais para ajudar fumantes a parar; acesse www.ada.org (em inglês).

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Por que o tabaco é uma AMEAÇA À SAÚDE ORAL?

A maior ameaça do trabalho a saúde pode ser sua associação ao câncer bucal. A American Cancer Society relata que:

  • Aproximadamente 90 por cento das pessoas com câncer bucal e na garganta utilizaram tabaco. O risco de desenvolvimento de câncer aumenta conforme as pessoas fumam ou mascam com maior frequência ou por maior tempo.

  • Fumantes possuem seis vezes mais probabilidade do que não fumantes de desenvolverem cânceres.

  • Aproximadamente 37 por cento dos pacientes que continuam a fumar após tratamento de câncer desenvolverão outros cânceres na boca, garganta ou laringe. Somente 6 por cento das pessoas que desistem de fumar irão desenvolver cânceres secundários.

  • Fumantes de tabaco foram associados a cânceres nas bochechas, gengiva e superfície interior dos lábios. O tabaco sem fumaça aumenta o risco de câncer cerca de 50 vezes.