Educação Rigorosa E Treinamento Caracterizam A Profissão Odontológica

O nível de educação e treinamento clínico necessário para se obter um diploma em odontologia e o alto padrão acadêmico das faculdades de odontologia são equivalentes aos das faculdades de medicina e essenciais para a preparação de dentistas para a prática segura e eficiente da moderna assistência odontológica.

A maioria dos alunos de odontologia recebeu diploma de bacharel em ciência ou equivalente, e todos foram aprovados em exames rigorosos.

O currículo durante os dois primeiros anos da faculdade de odontologia e de medicina é basicamente o mesmo – os alunos devem cursar as matérias de ciências biomédicas como anatomia, bioquímica, fisiologia, microbiologia, imunologia e patologia.

Durante os dois anos seguintes, o trabalho dos alunos se concentra na prática clínica – diagnóstico e tratamento das doenças bucais. Após receber o diploma (no máximo oito anos), muitos dentistas continuam sua educação e treinamento para obter um certificado em uma das nove especialidades reconhecidas. Após completar o treinamento, os dentistas devem ser aprovados em um exame escrito rigoroso de caráter nacional e num exame para licença clínica estadual ou regional para poder atuar.

Como uma condição da concessão da licença, eles devem atender a requisitos de educação continuada pelo restante de suas carreiras, para que se mantenham atualizados com os desenvolvimentos científicos e clínicos.

A maioria dos 164.000 dentistas atualmente em atuação [nos Estados Unidos] é de clínicos gerais. Os restantes (cerca de 20 por cento) são especialistas que limitam suas práticas a uma das nove especialidades odontológicas reconhecidas pela American Dental Association.

Os pacientes podem ter notado que alguns dentistas carregam a sigla DDS após o nome, enquanto outros carregam DMD. DDS (Doctor of Dental Surgery) e DMD (Doctor of Dental Medicine) são a mesma formação. A diferença é uma questão de semântica. A maioria das faculdades de odontologia concede o grau DDS; entretanto, algumas concedem o grau DMD. A formação e o diploma são os mesmos.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

O que esperar durante a VISITA AO DENTISTA

Em sua primeira visita, o dentista vai verificar o histórico de saúde dental completo. Em visitas de acompanhamento, se o seu status de saúde for modificado, não se esqueça de contar ao seu dentista. A seguir, está o que você pode esperar durante a maioria das visitas ao dentista.

  • Limpeza minuciosa – O dentista vai raspar ao longo e abaixo da margem gengival para remover a placa bacteriana e o tártaro formado que pode causar doenças da gengiva, cárie, mau hálito e outros problemas. Em seguida, ele vai polir e utilizar o fio dental em seus dentes.

  • Exame dental completo – Seu dentista vai realizar um exame minucioso em seus dentes, gengiva e boca, observando sinais de doenças ou outros problemas.

  • Raios X – Raios X podem diagnosticar problemas de outra forma não observáveis, como danos as mandíbulas, dentes impactados, abscesso, cistos ou tumores e cárie entre os dentes.