Introdução

Cuidar de seus dentes envolve muito mais que escová-los e passar o fio dental. Para um cuidado completo, é importante consultar um dentista a cada seis meses para uma consulta de rotina e limpeza profissional.

O primeiro passo nesse processo é encontrar um dentista com o qual você se sinta confortável, e então agendar uma consulta. A maioria das visitas ao consultório odontológico são check-ups. Consultas regulares (idealmente a cada seis meses) e limpezas profissionais ajudarão a manter seus dentes e gengiva mais limpos e resistentes, além de prevenir problemas que surgem com o envelhecimento.

Precisa trazer seu filho pequeno para uma consulta? Consultórios odontológicos pediátricos normalmente oferecem um ambiente projetado para deixar as crianças confortáveis. As salas podem ser decoradas com cores brilhantes, animais ou desenhos divertidos. As salas de espera contam normalmente com uma variedade de brinquedos. Eles podem ter até mesmo mesas de atividades ou vídeo-game. Um ambiente divertido no consultório odontológico torna a visita algo divertido para as crianças. Eles terão paciência e se entreterão até que chegue sua vez, e podem até mesmo pedir para voltar mais cedo que o necessário para que possam brincar mais.

Compreensão

Em sua primeira visita, o dentista obterá um histórico médico completo. Nas visitas seguintes, caso seu estado de saúde tenha se alterado, informe ao dentista. Veja a seguir o que você pode esperar na maioria das consultas ao dentista. Dependendo de seu histórico de saúde bucal, sua experiência pode ser distinta.

Uma limpeza completa
Uma consulta quase sempre inclui uma limpeza dentária completa com um dentista. Utilizando instrumentos especiais, o dentista raspa ao longo da margem da gengiva e abaixo dela, removendo a placa (biofilme dental) acumulada e o tártaro (cálculos dentais), que pode causar doença gengival, cárie, mau hálito e outros problemas. O dentista irá polir seus dentes e passar o fio dental neles durante a consulta e lhe instruirá a respeito de técnicas de cuidado bucal e produtos a serem utilizados em casa para uma melhor saúde bucal.

Um exame dentário completo 
O dentista realizará um exame completo de seus dentes, gengiva e boca, procurando por sinais de doenças e de outros problemas. O objetivo é ajudar a manter uma boa saúde bucal e evitar que problemas se tornem sérios, identificando-os e tratando-os o mais rápido possível.

Radiografias 
Dependendo de sua idade, riscos de saúde bucal e sintomas, o dentista pode recomendar tirar radiografias. Eles podem diagnosticar problemas que passariam despercebidos, como danos ao osso da mandíbula, dentes inclusos, abscessos, cistos ou tumores, e cárie entre os dentes. Se você estiver grávida, informe o dentista, uma vez que, nesses casos, as radiografias devem ser tiradas apenas em algumas situações.

Planejamento

Caso seus dentes e gengiva estejam saudáveis, você provavelmente não precisará retornar pelos próximos seis meses. Caso seja necessário tratamento adicional —, como restaurações, reparo de uma coroa quebrada ou extração de um dente do siso — você deve agendar uma consulta antes sair do consultório.

Agora, se você está evitando ir ao dentista devido à ansiedade, as dicas seguintes poderão ajudá-lo a relaxar e ter o atendimento que seus dentes precisam e merecem:

Pergunte a familiares e amigos 
Se você ainda não tem um dentista fixo, pergunte a pessoas em quem você confia a respeito de seus dentistas e se eles estão satisfeitos com eles.

Fale a respeito de seus sentimentos 
Uma vez que você escolheu um dentista, comunique-se com ele e com a equipe. Não seja tímido! Você não é o primeiro paciente a se sentir nervoso ou ansioso. Apresente suas preocupações e temores antes de um procedimento, e converse se você sofrer qualquer desconforto durante sua consulta. É muito importante ter uma comunicação clara e aberta com seu dentista. A conversa tornará sua experiência dentária mais relaxada e prazerosa.

Tire dúvidas
Peça à sua equipe odontológica para informá-lo sobre o tipo de tratamento dentário que recomendam com base em suas necessidades particulares de saúde bucal. Uma vez que um plano de tratamento foi desenvolvido, peça ao dentista para explicar detalhadamente os procedimentos. Saber o que te espera pode ajudar a tranquilizar sua mente.

Relaxe 
Se você está tenso e nervoso antes do procedimento, converse com o dentista a respeito das maneiras de tornar a experiência mais tranquila. Há medicamentos que lhe auxiliam a relaxar e que podem ser prescritos dependendo de seu nível de ansiedade. O dentista e sua equipe devem se esforçar para tornar sua consulta confortável e sem estresse.