Fissuras E Condições Craniofaciais Estão Em Foco No Mês De Julho

Defeitos e condições orofaciais e craniofaciais foram destaque em julho durante o Mês Nacional de Conscientização e Prevenção de Fissuras e Lesões Craniofaciais.

Fissura é um defeito de nascimento no qual partes da face que formam o lábio superior permanecem separadas, em vez de se juntarem antes do nascimento, de acordo com a Associação Dental Americana. Separações similares podem ocorrer no céu da boca ou palato, diz a ADA.

Durante o Mês Nacional de Conscientização e Prevenção de Fissuras e Lesões Craniofaciais, uma aliança de organizações administrada pela Ameriface, oferece educação e serviços de suporte relacionados aos problemas de fissuras lábio palatinas e lesões craniofaciais, incluindo defeitos de nascimento e condições adquiridas derivadas de traumas, queimaduras e doenças.

Pacientes e familiares podem encontrar informações sobre causas, prevenção, tratamento e suporte na página: nccapm.org. O site inclui, também, informações de contato das organizações participantes.

Para mais informações entre em contato por meio do e-mail info@ameriface.org.

O novo website da ADA para o consumidor mouthhealthy.org tem informações sobre fissuras labiais palatinas no endereço http://www.mouthhealthy.org/en/az-topics/c/cleft-lip-palate.aspx.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

LÁBIO LEPORINO OU FENDA DE LÁBIO/PALATO

Definição

Lábios leporinos e a fenda palatiana são defeitos de nascimento que ocorrem devido à má formação dos lábios ou da boca do bebê durante a gravidez. Lábio leporino consiste em um lábio superior separado; é causado pela falha de ligamento do tecido dos lábios. A fenda palatiana ocorre quando o tecido que compõe o céu da boca não está unido.

Efeitos dos LÁBIOS LEPORINOS/FENDA PALATIANA na saúde bucal

Complicações bucais resultantes dos lábios leporinos ou fenda palatiana podem afetar tanto dentes de bebês quanto adultos, incluindo o posicionamento, o tamanho, a forma e a quantidade de dentes. Fendas podem ocorrer dentro dos caninos e incisores laterais.