PROBLEMAS RESPIRATÓRIOS

Visão Geral

As doenças respiratórias são condições médicas que afetam os pulmões e a capacidade de respiração. Algumas dessas doenças são genéticas, enquanto outras são causadas pelo estilo de vida ou fatores ambientais. Doenças respiratórias comuns incluem asma, bronquite, enfisema, tuberculose e sinusite. Todas essas doenças podem ter um efeito adverso sobre a sua saúde bucal. Por exemplo, dependendo da doença, o seu médico poderá te receitar um medicamento antiinflamatório, o que pode causar boca seca, aumento da placa (biofilme dental), desenvolvimento de gengivite e aumento na susceptibilidade a infecções fúngicas.

A asma é uma doença respiratória na qual as vias aéreas de uma pessoa ficam inflamadas, o que torna a respiração difícil. Esta condição é controlada através de medicação, mas, por vezes, os medicamentos têm efeitos colaterais que afetam sua saúde bucal. Medicamentos antiinflamatórios fortes podem causar boca seca e também torná-la mais suscetível a infecções fúngicas.

A apneia do sono é uma condição respiratória em que você para de respirar durante o sono por causa de uma obstrução das vias aéreas. A apneia do sono pode causar graves problemas cardiovasculares, por isso é importante conversar com seu dentista se você achar que está desenvolvendo-a.