Pesquisa Mostra Os Benefícios De Uma Visita Ao Dentista Nos Primeiros Anos De Vida

Um estudo divulgado em uma importante publicação científica, o Pediatric dentistry, revelou alguns benefícios de crianças visitarem o dentista antes dos 4 anos de idade.

O estudo “Visitas precoces ao dentista reduzem custos e número de procedimentos odontológicos?”, que apareceu na edição de novembro/dezembro de 2014 na publicação Pediatric dentistry, traz evidências que comprovam que uma intervenção precoce pode trazer benefícios clínicos e econômicos.

“A mensagem principal é: Intervenção precoce funciona”, disse o Dr. Dr. Arthur J. Nowak, autor principal do artigo e professor emérito do departamento de Odontopediatria da Universidade de Iowa, Estados Unidos.

Os pesquisadores examinaram por um ano dados referentes a gastos em procedimentos odontológicos de 42.532 crianças com idade entre 0 e 7 anos de idade. Aproximadamente 40% dessas crianças foram ao dentista pela primeira vez antes dos 4 anos de idade, enquanto o restante foi pela primeira vez após os 4 anos.

As crianças que tiveram o primeiro contato com o dentista mais tardiamente gastaram em média 360 dólares a mais e foram submetidos a 3,58 procedimentos extras em um período de 8 anos quando comparado às crianças que tiveram uma intervenção precoce do dentista.

A ADA, Associação Dentária Americana, recomenda levar o seu filho ao dentista pela primeira vez antes de ele completar 1 ano de idade, idealmente por volta do 6 meses de vida ou quando o primeiro dente erupcionar.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Cuidar da higiene bucal pode ser divertido!

Confira as dicas, jogos e vídeos oferecidos por Colgate Tandy para manter a higiene bucal das crianças em dia.