SELECIONANDO PRODUTOS DENTÁRIOS

Compreensão

Escovas de dente

Com tantas formas, tamanhos e estilos de escova de dente disponíveis no mercado, pode ser difícil decidir qual comprar.

Veja a seguir o que você deve procurar:

A maioria dos dentistas concorda que escovas com cerdas macias são as melhores para a remoção da placa (biofilme dental) e de resíduos de alimentos de seus dentes sem causar lesões significativas em sua gengiva. Escovas de dente com cabeças pequenas e cerdas macias também são as preferidas, porque podem alcançar melhor todas as áreas da boca, incluindo os dentes de trás, que são difíceis de alcançar.

Escolha a forma e tamanho que seja mais confortável para você. A melhor escova de dente é aquela que se encaixa em sua boca e que lhe permite alcançar todos os dentes com facilidade.

Substitua sua escova de dente quando ela começar a apresentar desgaste ou a cada três meses, o que ocorrer primeiro.

O tipo de escova de dente que seu filho usa é importante. O tipo errado pode danificar a gengiva. Todas as crianças devem usar escovas de dente com cerdas de nylon macias e que consigam alcançar todos os dentes da boca.

Escovas elétricas podem remover mais placa que escovas de dente convencionais, mas isso não significa que você deva sair correndo para comprar uma. Elas são indicadas especialmente para pacientes com debilidades motoras.

Cremes dentais

É importante utilizar cremes dentais que contenham flúor, que ajuda a fortalecer o esmalte dos seus dentes. Caso você seja alérgico a flúor — ou possua outra condição médica — converse com seu dentista ou médico para decidir qual creme dental se adequa melhor a você.

Ao comprar um creme dental para seu filho, procure por um que possua flúor e sabor agradável. Ao decidir qual creme dental comprar para você mesmo ou para outro adulto, procure os benefícios. Por exemplo, caso você queira branquear os dentes, um creme com branqueador pode ser uma boa opção; ou, se você possui dentes sensíveis, um creme dental formulado para dentes sensíveis pode ser uma boa ideia.

Enxaguantes bucais

Enxaguantes bucais com flúor fortalecem os dentes e prevenem contra a cárie, além de refrescar o hálito.

Fio dental

O fio dental é essencial para gengiva saudável, e está disponível em diferentes tamanhos, texturas, sabores e formas. Caso você tenha dificuldade para usar o fio dental, você pode comprar um passa-fio. Alguns suportes para fio dental vêm em cores brilhantes e são feitos para chamar a atenção de crianças.

Posicione o fio dental em torno de seu dedo indicador e de seu dedo médio, faça um movimento em forma de C em torno dos dentes e use movimentos de puxar e empurrar para cima e para baixo para remover a placa (biofilme dental) na margem da gengiva, abaixo dela e entre os dentes.

Crianças devem passar o fio dental uma vez por dia com a ajuda de seus pais. Para não se esquecer, muitas pessoas passam o fio dental antes de dormir, mas também pode ser feito no horário de preferência.

Irrigadores bucais

Irrigadores bucais podem remover alimentos presos entre os dentes. A maioria das crianças provavelmente não precisa utilizá-los. No entanto, crianças ou adolescentes com aparelhos ortodônticos podem considerar esse equipamento útil para a remoção de resíduos de comida e de placa (biofilme dental) dos dentes e da margem gengival. Esses dispositivos proporcionaram reduções em sangramentos, na gengivite (inflamação da gengiva) e no acúmulo de placa.