Dê Uma Atenção Diferenciada À Sua Escova De Dente

A manutenção de uma boa higiene de seus dentes, gengival e língua é um presente para sua saúde bucal e geral.

Mas cuidar de sua escova de dente também é essencial.

"A cavidade bucal pode ser um abrigo para centenas de diferentes tipos de microorganismos, que podem ser transferidos para a escova de dente durante o uso," exemplificou a Dr. Maria L. Geisinger, professora assistente de periodontia na Escola de Odontologia da Universidade do Alabama em Birmingham.

A ADA e seu Conselho em Assuntos Científicos oferecem algumas recomendações para cuidar da sua escova de dente:

  • Não compartilhe escovas de dente. Compartilhar sua escova pode levar a uma troca de fluídos e/ou microrganismos entre os usuários, colocando-os sob maior risco de infecção. Está prática pode ser um problema em especial para pessoas com sistema imunológico comprometido ou com existência de doenças infecciosas.
  • Enxague suas escovas de dente com água após a escovação. Guarde sua escova em uma posição vertical, e se possível deixe-a secar bem até a próxima utilização. Caso mais do que uma escova seja guardada no mesmo porta escova, mantenha as escovas separadas evitando a contaminação cruzada.
  • Substitua as escovas de dente no mínimo a cada três ou quatro meses. As cerdas ficam desfiadas e gastas com a utilização e a capacidade de limpeza diminui. As escovas de dente de algumas pessoas podem se desgastar mais rapidamente. Constantemente, verifique as escovas e as substitua com maior frequência caso necessário. Escovas de dente infantil geralmente precisam ser substituídas com mais frequência do que as escovas para adultos.

Não existem evidências de que as bactérias nas escovas de dente possam causar doenças, mas pessoas com sistema imunológico comprometido ou com baixa resistência contra infecção devido à quimioterapia, radiação ou outras condições sistêmicas talvez precisem trocar as escovas de dente com maior frequência, higienizando-as com um enxaguante bucal antibacteriano.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Como UTILIZAR O FIO DENTAL

  1. Puxe 18 a 24 cm de fio dental da caixa de fio dental.

  2. Amarre as extremidades do fio dental em seus dedos indicador e médio.

  3. Segure o fio dental de forma apertada em volta de cada dente em forma de C; mova o fio dental de volta e para frente em um movimento de empurrar e puxar, para cima e para baixo contra o lado de cada dente.

  4.  

Como ESCOVAR

  1. Posicione a escova de dente em um ângulo de 45º na linha da gengiva. Mova a escova de dente em movimentos para frente e para trás, e repita isso em cada dente.

  2. Escove dentro da superfície de cada dente, utilizando a mesma técnica para frente e para trás.

  3. Escove a superfície de mastigação (topo) de cada dente.

  4. Utilize a ponta de escova para escovar atrás de cada dente – para frente e para trás, com movimentos superiores, inferiores, para cima e para baixo.

  5. Assegure a escovação da língua para remoção de bactérias causadoras de odor.

  6.  

Não ignore sua saúde bucal!

Escovar e passar o fio dental são as chaves para um sorriso saudável. Confira os produtos e escolha o melhor para você.