Prótese fixa e coroas dentárias: benefícios e cuidados

Resumo

Pontes e coroas são próteses fixas que são cimentadas no dente existente ou em implantes por um dentista. Coroas costumam ser mais utilizadas para cobrir inteiramente um dente danificado ou um implante. Seu dentista pode recomendar uma coroa para:

Substituir um restauração muito grande, quando não houver estrutura suficiente do dente

Proteger um dente enfraquecido

Restaurar um dente fraturado

Cobrir um implante dentário

Cobrir un implante dental

Cobrir um dente descolorido ou com má-formação

Cobrir um dente que tenha um tratamento de canal

Espaços deixados por dentes ausentes eventualmente fazem com que os dentes ao lado se movimentem, resultando em uma mordida incorreta. Isso também pode levar à gengivite e disfunção de ATM (articulação temporo-mandibular). Pontes são normalmente utilizadas caso você tenha um ou mais dentes ausentes. Elas preenchem o espaço deixado pelo dente ausente e são cimentadas aos dentes naturais ou implantes ao redor.

Benefícios

Além da correção de um dente danificado, as pontes e coroas podem ser utilizadas para a melhoria da aparência, formato, alinhamento ou oclusão dental (mordida) de um dente.

Cuidados

Embora coroas e pontes possam durar uma vida inteira, certas vezes elas podem cair ou se fraturar. O passo mais importante que você pode dar para garantir a longevidade de sua coroa é praticar bons hábitos de higiene bucal. Mantenha sua gengiva e dentes saudáveis, escovando-os com creme dental com flúor três vezes ao dia e utilizando o fio dental diariamente. Visite seu dentista regularmente para exames e limpezas profissionais.

Para prevenir danos em sua nova coroa ou ponte, evite mastigar alimentos duros, gelo ou morder objetos como canetas.

Não se esqueça da gengiva!

Gengiva saudável é importante para o sucesso de pontes e coroas. Use nossos cremes dentais, nossas escovas dentais e escovas interproximais criados para ajudar a manter sua gengiva saudável.