Protegendo A Sua Saúde Bucal De Erros Comuns

Quando uma história aparece na Newsweek, o assunto provavelmente merece atenção. É o caso de “Seis Maneiras Fáceis de Destruir Seus Dentes”, publicado na edição de setembro 2007 da famosa revista.

Mau hálito? Grandes contas no dentista? Esses podem ser seus menores problemas caso você tenha maus hábitos de saúde bucal, de acordo com o artigo.

O dr. Matthew Messina, porta-voz da American Dental Association, disse à Newsweek que enquanto os mecanismos exatos não são claros, estudos mostram vínculos entre bactérias bucais e doenças cardíacas, diabetes e crianças prematuras nascidas com baixo peso.

A Newsweek especificou os seis erros prejudiciais aos dentes que as pessoas cometem regularmente:

  • Cafezinhos freqüentes: os americanos, especialmente aqueles que trabalham em escritórios, têm tendência em “beliscar” durante o dia. O consumo de carboidratos, principalmente açúcares, ativa a bactéria produtora de ácido que vive na superfície dental, produzindo a cárie dentária.
  • Sobremesa sem jantar: muitas pessoas comem doces e bolos como petiscos, ao invés de fazê-lo após as refeições. Se você não tem força de vontade para cortar doces e refrigerantes da sua dieta, o artigo sugere que você os consuma como parte da refeição principal, quando a bactéria causadora da cárie dentária já está em atividade. Dessa forma, você limita a exposição das bactérias aos horários das refeições, ao invés de mantê-las ativas.
  • Carência de água: uma das melhores horas para se beber água é após as refeições. Isso irá “lavar” os resíduos de comida e bactérias, limpando a boca.
  • Doces duros: se você adora guloseimas mascáveis ou pegajosas, ou ainda pipoca e gelo, tenha cuidado. Essas estão entre as melhores maneiras de levar as bactérias para um ponto de difícil higienização ou até quebrar um dente.
  • Aversão a alimentos: evitar frutas e legumes traz conseqüências à boca. Eles contêm vitaminas que são importantes para as gengivas e previnem infecções que podem levar a gengiva a inflamar ou sangrar. Segundo o dr. Messina, o efeito da má nutrição sobre as gengivas pode ser notado quase que imediatamente.
  • Goma de Mascar: se você não consegue resistir a uma goma de mascar com açúcar, tente um pouco mais. Mascar gomas sem açúcar tem uma série de benefícios, inclusive o aumento da produção de saliva, que é o mecanismo natural do corpo para lavar a boca e neutralizar os ácidos.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Doenças comuns durante a FASE ADULTA

Conforme ficamos mais velho, os cuidados dentais para os adultos são mais cruciais. A seguir, encontram-se algumas doenças para se estar atento:

Gengivite – Se suas rotinas caseiras de cuidados de escovação e utilização do fio dental tiveram um deslize e você não fez limpezas dentais regulares, a placa bacteriana e o tártaro podem se acumular em seus dentes. A placa e o tártaro, se não forem tratados, podem, eventualmente, causar danos irreparáveis à mandíbula e a estruturas de suporte, e podem causar perda dos dentes.

Câncer bucal – De acordo com o National Institute of Dental and Craniofacial Research, homens na idade de 40 anos possuem o maior risco de câncer bucal. Aproximadamente 43.000 pessoas serão diagnosticadas com câncer na boca, língua, área da garganta, e a ACS estima que cerca de 7.000 pessoas morrerão devido a esses cânceres. A utilização de produtos de tabaco e álcool aumenta o risco de câncer bucal. A maioria dos cânceres bucais é diagnosticada pelo dentista durante o exame geral de rotina 1

Quebra de preenchimentos dentais – Os preenchimentos possuem expectativa de oito a dez anos. Entretanto, eles podem durar 20 anos ou mais. Quando o preenchimento em sua boca começa a quebrar, alimentos e bactérias podem entrar embaixo e podem causar cárie profunda no dente.

Mantenha seus dentes limpos com uma rotina de saúde bucal.

Estabelecer uma rotina de saúde bucal é importante para uma boca saudável. Experimente um de nossos produtos de saúde bucal.