Conflitos Familiares Podem Refletir Na Má Saúde Bucal

Famílias com constantes conflitos verbais e físicos têm mais lesões de cárie e pior saúde bucal, de acordo com um novo estudo.

Pesquisadores estudaram 135 famílias com crianças no ensino fundamental. Foram formulados questionários sobre a agressão física e emocional entre pais e entre pai e filho, além de disciplina doméstica severa. Os higienistas determinaram o número de dentes cariados, perdidos e obturados em cada um dos membros da família.

De acordo com o estudo que foi publicado na edição de setembro do Journal of the American Dental Association, quanto mais conflituoso eram os relacionamentos que os homens e as mulheres tinham com seus respectivos parceiros, mais cáries apresentavam. As crianças cujas mães apontaram agressão emocional em relação aos seus parceiros, também apresentaram mais cáries.

"A saúde bucal da família pode sofrer porque comportamentos nocivos criam um ambiente emocional que prejudica rotinas regulares, como escovação frequente, acompanhamento da escovação dos filhos e alimentação saudável ", escreveram os pesquisadores. "Por exemplo, depois de um intenso conflito, um dos pais estará mais preocupado com o seu próprio estado emocional do que com a escovação dos dentes de uma criança ou com o preparo de uma refeição saudável. O estresse resultante da hostilidade familiar também pode promover 'estresse de alimentação’, incluindo açúcares e outros alimentos cariogênicos”

Para evitar a perda de dentes e mantê-los saudáveis, a American Dental Association recomenda escovar os dentes por dois minutos, pelo menos duas vezes ao dia com uma escova de cerdas macias. O tamanho e a forma da escova devem ser adequados à sua boca, permitindo alcançar todas as áreas facilmente.

A ADA também recomenda a substituição de sua escova de dentes a cada três ou quatro meses ou antes, quando as cerdas estiverem desgastadas. Além disso, certifique-se de usar um creme dental com flúor aprovado pela ADA.

Uso do fio dental também é essencial em qualquer rotina de cuidados de saúde bucal. A American Dental Association recomenda usar fio dental pelo menos uma vez por dia para ter uma saúde bucal ideal.

Usando fio dental diariamente, você ajuda a o biofilme das regiões interdentais, onde a escova não alcança. Isto é importante porque a placa que não for removida pela escovação, e pelo fio dental, poderá mineralizar e se transformar em cálculo ou tártaro. O uso do fio dental também ajuda a prevenir doenças da gengiva e cáries.

Para mais dicas sobre como obter uma boa saúde bucal, visite www.MouthHealth.com/nutrition

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Doenças comuns durante a FASE ADULTA

Conforme ficamos mais velho, os cuidados dentais para os adultos são mais cruciais. A seguir, encontram-se algumas doenças para se estar atento:

Gengivite – Se suas rotinas caseiras de cuidados de escovação e utilização do fio dental tiveram um deslize e você não fez limpezas dentais regulares, a placa bacteriana e o tártaro podem se acumular em seus dentes. A placa e o tártaro, se não forem tratados, podem, eventualmente, causar danos irreparáveis à mandíbula e a estruturas de suporte, e podem causar perda dos dentes.

Câncer bucal – De acordo com o National Institute of Dental and Craniofacial Research, homens na idade de 40 anos possuem o maior risco de câncer bucal. Aproximadamente 43.000 pessoas serão diagnosticadas com câncer na boca, língua, área da garganta, e a ACS estima que cerca de 7.000 pessoas morrerão devido a esses cânceres. A utilização de produtos de tabaco e álcool aumenta o risco de câncer bucal. A maioria dos cânceres bucais é diagnosticada pelo dentista durante o exame geral de rotina 1

Quebra de preenchimentos dentais – Os preenchimentos possuem expectativa de oito a dez anos. Entretanto, eles podem durar 20 anos ou mais. Quando o preenchimento em sua boca começa a quebrar, alimentos e bactérias podem entrar embaixo e podem causar cárie profunda no dente.

Mantenha seus dentes limpos com uma rotina de saúde bucal.

Estabelecer uma rotina de saúde bucal é importante para uma boca saudável. Experimente um de nossos produtos de saúde bucal.