Acostumar-Se Às Novas Dentaduras Pode Levar Tempo

Para pessoas que perderam os dentes em decorrência de doenças ou lesões, as dentaduras podem restaurar o sorriso e auxiliar nas atividades do dia a dia, como comer e falar. No entanto, acostumar-se ao uso das dentaduras pode exigir um período de adaptação.

Dentaduras novas podem provocar uma sensação estranha por algumas semanas até você se acostumar com elas. As dentaduras podem parecer frouxas até que os músculos das bochechas e da língua aprendam a mantê-las em posição.

Não é incomum surgirem irritações ou feridas. Você pode sentir que o fluxo salivar aumenta temporariamente. Conforme sua boca se acostuma às dentaduras, esses problemas devem diminuir. Uma ou mais consultas de acompanhamento com o dentista geralmente são necessárias após a instalação de uma dentadura. Se qualquer problema persistir, particularmente irritação ou ferimentos, não deixe de consultar seu dentista.

Alimentar-se exigirá um pouco de prática. Comece com alimentos moles cortados em pedaços pequenos. Mastigue lentamente usando os dois lados da boca ao mesmo tempo para evitar que as dentaduras se desloquem. Conforme se acostumar a mastigar, acrescente outros alimentos até retomar a dieta normal. Continue a mastigar os alimentos usando os dois lados da boca ao mesmo tempo. Tome cuidado com alimentos quentes ou duros e ossos ou cascas com pontas afiadas.

Pronunciar certas palavras pode exigir prática. Ler em voz alta e repetir palavras complicadas pode ajudar. Se suas dentaduras fizerem barulho enquanto você fala, fale mais devagar. Você pode sentir as dentaduras ocasionalmente escorregarem ao rir, tossir ou sorrir. Reposicione as dentaduras mordendo delicadamente e engolindo. Se algum problema de fala persistir, consulte seu dentista.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de cuidado bucal para DENTADURAS

    É importante cuidar das dentaduras, para que estas durem. Veja algumas dias a seguir:

  • Não deixe que as dentaduras sequem – Coloque-as em uma solução de imersão de limpeza de dentaduras. Nunca utilize água quente, o que pode fazer com a dentadura fique deformada.

  • Escove as dentaduras – Escovar as dentaduras diariamente removerá os alimentos e a placa dental, ajudando a prevenir manchas.

  • Cuide da sua boca – Escove a gengiva, a língua e palato todas as manhãs com uma escova de cerdas macias antes de inserir a dentadura. Isso estimula a circulação nos tecidos e ajuda na remoção de placa.

  • Consulte o dentista – Consulte seu dentista em caso de quebra, corte, rachaduras ou afrouxamento da dentadura. Não tente ajustá-la por conta própria – isso pode danificá-la de forma irreparável.

Mantenha suas próteses limpas!

Não fuja da sua rotina de higiene bucal, use um de nossos cremes dentais para ajudar a manter suas próteses limpas.