Cuidados Com A Prótese Parcial Removível

A manipulação de uma prótese parcial removível exige cuidados.

Ao limpar a sua prótese, é uma boa idéia inclinar-se sobre uma toalha dobrada ou uma pia com água para evitar danos caso você derrube acidentalmente a peça. Escove a prótese todos os dias para remover restos de alimento e evitar a formação de placa. A escovação ajuda a evitar que a peça adquira manchas permanentes.

É melhor usar uma escova dental especialmente projetada para limpar próteses. Uma escova dental para prótese possui cerdas organizadas de modo a se adaptarem ao formato da prótese. Uma escova de dentes comum, com cerdas macias, também é aceitável. Evite usar uma escova com cerdas duras, que pode danificar a prótese.

Algumas pessoas usam sabão para lavagem das mãos ou líquido suave para lavar louças para limpar suas próteses, que também são aceitáveis. Outros tipos de limpadores domésticos e muitos cremes dentais são excessivamente abrasivos e não devem ser usados para limpeza de próteses.

Limpe sua prótese enxaguando abundantemente para remoção das partículas soltas de alimentos. Molhe a escova e aplique o limpador. Escove todas as superfícies da prótese delicadamente para evitar danos ao plástico ou aos acessórios.

Uma prótese pode perder seu formato adequado se não for mantida molhada. À noite, a prótese deve ser colocada em solução de imersão ou água. Entretanto, se a peça apresentar acessórios metálicos, eles podem perder o brilho se colocados em algumas soluções. Seu dentista pode recomendar o método adequado para manter sua prótese em bom estado.

Você pode causar sérios danos à sua prótese e à sua saúde se tentear ajustar ou reparar a prótese. Uma prótese que não é feita para ajustar-se precisamente por um dentista pode causar irritação e úlceras. O uso de um kit "faça você mesmo" pode danificar a peça de maneira irreversível. Colas vendidas sem prescrição geralmente contêm substâncias químicas prejudiciais e não devem ser usadas na prótese.

Se sua prótese deixar de se adaptar bem; se ela quebrar, lascar ou trincar; ou se um dos dentes se afrouxar, consulte o cirurgião-dentista imediatamente. Em muitos casos, os dentistas podem fazer os ajustes ou reparos necessários, geralmente no mesmo dia. Reparos complicados podem requerer o envio da prótese para um laboratório dentário especial.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Principais dicas de cuidado bucal para DENTADURAS

    É importante cuidar das dentaduras, para que estas durem. Veja algumas dias a seguir:

  • Não deixe que as dentaduras sequem – Coloque-as em uma solução de imersão de limpeza de dentaduras. Nunca utilize água quente, o que pode fazer com a dentadura fique deformada.

  • Escove as dentaduras – Escovar as dentaduras diariamente removerá os alimentos e a placa dental, ajudando a prevenir manchas.

  • Cuide da sua boca – Escove a gengiva, a língua e palato todas as manhãs com uma escova de cerdas macias antes de inserir a dentadura. Isso estimula a circulação nos tecidos e ajuda na remoção de placa.

  • Consulte o dentista – Consulte seu dentista em caso de quebra, corte, rachaduras ou afrouxamento da dentadura. Não tente ajustá-la por conta própria – isso pode danificá-la de forma irreparável.

Mantenha suas próteses limpas!

Não fuja da sua rotina de higiene bucal, use um de nossos cremes dentais para ajudar a manter suas próteses limpas.