Definição

A articulação temporomandibular (ATM) é a articulação que liga a mandíbula ao crânio. Essa articulação pode sofrer vários distúrbios, prejudicando assim sua função. Estalos e dores são sintomas frequentemente relatados pelos pacientes.

Sinais e Sintomas

Existem muitos sintomas da DTM. Muitas vezes é difícil saber com certeza se você tem DTM, porque esses sintomas também podem estar presentes em outras condições. O seu dentista poderá ajudá-lo a fazer um diagnóstico adequado analisando o seu histórico completo ou anamnese, realizando um exame clínico e por meio de radiografias adequadas.

Alguns dos sintomas mais comuns de DTM incluem:

Dores de cabeça (muitas vezes se assemelhando com enxaquecas), dores de ouvido, dor e pressão atrás dos olhos;

Estalos ou dor ao abrir ou fechar a boca;

A mandíbula fica trava, sai do lugar;

Dor nos músculos de mastigação;

Dificuldade ao mastigar ou morder;

Inchaço do rosto;

Mudança na oclusão dentária da pessoa (a forma como os dentes superiores e inferiores se encaixam).

Causas

Muitas vezes, a DTM surge a partir de problemas nos músculos da mandíbula ou na própria articulação. Se sua mandíbula estiver estalando ou até mesmo travando de vez em quando,é importante consultar um dentista a fim de determinar suas causas.

Diagnóstico

Para diagnosticar corretamente a DTM, o seu dentista irá realizar uma avaliação completa e poderá solicitar radiografias panorâmicas para avaliar a ATM verificar a sua oclusão. Ele poderá examinar os músculos e tecidos da cabeça e pescoço à procura de sinais de inflamação. Certos exercícios e movimentos podem estar envolvidos e você poderá ser encaminhado a um cirurgião bucal maxilo-facial para posterior avaliação e diagnóstico.

Tratamento

Embora não haja cura única para a DTM, existem diferentes tratamentos que podem reduzir consideravelmente os sintomas. O seu dentista poderá:

Tentar eliminar a dor e o espasmo muscular por meio de calor ou através de medicamentos, tais como relaxantes musculares, aspirina, analgésicos ou antiinflamatórios

Produzir uma placa para tratar bruxismo, caso você tenha esse hábito de ranger ou apertar os dentes

Aplicar técnicas de relaxamento para ajudar a controlar a tensão muscular na mandíbula para combater o estresse

A Estimulação Elétrica Nervosa Transcutânea (TENS) utiliza correntes elétricas de baixa tensão para relaxar os músculos faciais e articulações, além de proporcionar alívio da dor.

Seu dentista poderá prescrever medicamentos antiinflamatórios não-esteroidais para aliviar a dor e o inchaço.

 

Condições Relacionadas

A ATM inclui diversos distúrbios que muitas vezes se sobrepõem. Incluindo:

Problemas musculares que afetam o movimento da mandíbula;

Dor de cabeça e em torno da articulação da mandíbula;

Problemas dentro da própria articulação

Essa variedade de condições torna o diagnóstico e o tratamento desafiadores. Um diagnóstico preciso é essencial para o sucesso do tratamento.