Terapia Genética Promissora Para O Tratamento Da Doença Gengival

Pesquisadores da Universidade de Michigan (UM) descobriram que a terapia genética pode ser um instrumento eficaz contra a doença periodontal, a principal causa de perda dental em adultos.

A pesquisa de transferência de genes, inserção de genes nas células e tecidos de um indivíduo para tratar condições ameaçadoras à vida, não é novidade. Entretanto, o grupo de Michigan é o primeiro que se sabe ter usado a abordagem de entrega de genes para mostrar o potencial no tratamento de condições crônicas como as doenças periodontais, diz Dr. William Giannobile, professor da Faculdade de Odontologia da UM e principal investigador do estudo.

"A doença periodontal é mais incapacitante do que ameaçadora à vida", diz Dr. Giannobile, que dirige o Centro de Pesquisa em Saúde Bucal de Michigan. "Sua grande importância está no fato de a próxima onda de melhoramentos na terapêutica médica ir além de salvar vidas e caminhar em direção à melhora da qualidade de vida".

Os pesquisadores de Michigan colaboraram com a Target Genetics, uma empresa de biotecnologia sediada em Seattle, que testou 127 seres humanos e mostrou uma melhora de 30 por cento no alívio da dor e também no ganho de função.

Os pesquisadores também encontraram uma maneira de usar vírus inativos para ajudar determinadas células a produzir um "receptor para fator de necrose tumoral" solúvel. A molécula apresentada pela terapia genética funciona como uma esponja para absorver níveis excessivos do fator de necrose tumoral, uma molécula que conhecidamente piora a destruição óssea inflamatória em pacientes afetados não apenas por doença periodontal, mas também por artrite reumatóide e deterioração articular.

"Isso poderia ter efeitos de tratamento duradouros em pacientes com risco de grave atividade de doença", diz Dr. Giannobile.

© 2018 Associação Dental Americana. Todos os direitos reservados. Probida qualquer reprodução ou redistribuição sem permissão prévia por escrito da Associação Dental Americana.

ARTIGOS RELACIONADOS 

Formas de prevenção para GENGIVITE:

  • Escovar os dentes e passar o fio dental de forma adequada

  • Utilização de cremes dentais e enxaguante bucal com agentes antimicrobianos para eliminação de bactérias

  • Visitas regulares ao dentista para limpezas e exames

A forma simples de ajudar a prevenir a doença periodontal

A doença periodontal é causada quando a placa não é removida na escovação ou no uso do fio dental diariamente. Experimente uma de nossos cremes dentais feitao para reduzir novo crescimento de placa e ajudar a prevenir a ocorrência de doença periodontal.