Por que você pode apresentar inchaço do palato mole? | Colgate®

espelho do dentista reflete a parte posterior dos dentes da frente

O inchaço do palato mole não é um problema que pode ser subestimado. Nossa boca é a porta de entrada para todo o corpo e, segundo a Federação Mundial de Odontologia, é comum que doenças não transmissíveis, como câncer, diabetes e várias doenças cardiovasculares, respiratórias e neurológicas, manifestem-se na cavidade bucal. Por essa razão, a Oral Cancer Foundation enfatiza que a avaliação precoce é o melhor método para lidar com os sinais de inflamação logo que se manifestam. Não sabe ao certo o que o palato pode estar lhe dizendo? Então continue lendo para descobrir.

O que é o palato mole?

Encoste a língua no céu da boca. Sente a parte dura e rugosa do palato logo atrás dos dentes da frente? Nessa área, o osso do crânio está imediatamente embaixo da camada fina de tecido. Ao mover a língua para a parte de trás do céu da boca, o tecido começa a ficar mais flexível, macio e liso. É nesse ponto que o palato duro encontra o palato mole.

O palato mole estende-se desde o final do palato duro até a parte de trás da garganta, terminando no "sininho" pendente de tecido chamado úvula. A função principal do palato mole é elevar-se e fechar o nariz e a garganta quando engolimos os alimentos, para que não entrem nas passagens nasais e nos pulmões, explica a enciclopédia Britannica. É nessa região que termina a cavidade bucal e começa a orofaringe (garganta). A partir dessa pequena junção muscular, nosso corpo ramifica-se para os pulmões e para o estômago.

Sintomas de inchaço do palato mole

Como o palato mole contém alguns tipos diferentes de tecidos, como vasos sanguíneos, músculos, ligamentos e gordura, é comum que essa área apresente sinais de inchaço e inflamação quando o organismo é invadido por vírus, bactérias ou fungos. E como essa área está ligada tanto ao sistema respiratório como ao gastrointestinal, é importante avaliar quaisquer sintomas para determinar a causa do inchaço. A inflamação é um sinal de que o organismo foi invadido e precisa de ajuda!

Infelizmente, esse invasor também pode ser o câncer de boca, de acordo com a Associação Americana de Odontologia (ADA). Os primeiros sinais bucais dessa doença são inchaço, nódulos, vermelhidão, dor e perda de função. O dentista é o profissional de saúde ideal para lidar com a suspeita de câncer. Você pode solicitar um exame regular sempre que for fazer uma limpeza nos dentes.

O inchaço no céu da boca também pode ser causado por algo simples, como uma afta ou uma queimadura com café quente.  O site Doctors Health Press observa que a sensação de inchaço pode ser causada por desidratação, especialmente após o consumo excessivo de álcool na noite anterior. Beber muita água e manter os níveis eletrólitos com suco de frutas e bebidas energéticas não fará mal se a causa do inchaço no palato for um vírus, mas você deve procurar o dentista se os sintomas durarem mais de um dia.

Tratamento

Após uma avaliação completa, o dentista pode encaminhar o paciente para outro profissional de saúde. Às vezes, o tratamento será tão simples quanto uma ida à farmácia para comprar um enxaguante bucal para higienizar a boca e aliviar pequenas irritações. Outras vezes, pode ser necessária uma biópsia ou outros exames. É importante lembrar que a detecção precoce é fundamental, e o inchaço no palato deve ser tratado imediatamente para que você não tenha dificuldade para respirar se a inflamação e o inchaço piorarem .

O dentista é seu parceiro na prevenção e tratamento de doenças. Os cuidados bucais de rotina são a chave para o bem-estar de todo o corpo, que inclui mais do que apenas os dentes!

Este artigo tem como objetivo informar e difundir o conhecimento sobre tópicos gerais de saúde bucal. Esse conteúdo não deve substituir a orientação, o diagnóstico nem o tratamento profissional. Sempre procure a orientação do seu dentista ou de outro especialista para quaisquer dúvidas que você possa ter com relação à sua condição médica ou ao seu tratamento.

ARTIGOS RELACIONADOS

LÁBIO LEPORINO OU FENDA DE LÁBIO/PALATO

Definição

Lábios leporinos e a fenda palatiana são defeitos de nascimento que ocorrem devido à má formação dos lábios ou da boca do bebê durante a gravidez. Lábio leporino consiste em um lábio superior separado; é causado pela falha de ligamento do tecido dos lábios. A fenda palatiana ocorre quando o tecido que compõe o céu da boca não está unido.

Efeitos dos LÁBIOS LEPORINOS/FENDA PALATIANA na saúde bucal

Complicações bucais resultantes dos lábios leporinos ou fenda palatiana podem afetar tanto dentes de bebês quanto adultos, incluindo o posicionamento, o tamanho, a forma e a quantidade de dentes. Fendas podem ocorrer dentro dos caninos e incisores laterais.