Definição

A cárie está relacionada à desmineralização do dente, que ocorre quando tipos específicos de bactérias produzem ácidos que destroem o esmalte do dente e a camada do dente logo abaixo dela, a dentina.

Sinais e Sintomas

Existem três sintomas que mostram que voc6e pode ter cárie: dor de dente; doer ao mastigar ou sensibilidade ao ingerir alimentos ou bebidas quentes, frias ou doces.

Causas

Diversos tipos de bactérias vivem em nossas bocas e se acumulam nos dentes em uma película pegajosa chamada placa bacteriana (biofilme dental). Quando nós comemos e bebemos, essas bactérias criam ácidos que podem dissolver a camada protetora do dente, o esmalte. Os ácidos removem os minerais desta camada, e a falta de tratamento pode resultar na cárie.

Diagnóstico

O seu dentista pode diagnosticar a cárie examinando o dente ou por meio de uma radiografia.

Prevenção

Existem diversas maneiras de ajudar a prevenir a cárie, incluindo:

Escovar e usar o fio dental diariamente - isso irá ajudar a reduzir a quantidade de placa (biofilme dental) e bactérias em sua boca.

Comer alimentos açucarados ou ricos em amido com menos frequência ao longo do dia a fim de ajudar a reduzir a quantidade de ácidos produzidos por bactérias da boca.

Usar creme dental com flúor, que reforça a estrutura dos dentes.

Usar enxaguante bucal antibacteriano para reduzir os níveis de bactérias que causam cárie.

Tratamento

Em alguns casos, os dentistas podem aplicar selantes nos molares que apresentam os primeiros sinais de cárie dentária, contanto que a desmineralização não tenha danificado o esmalte. Uma vez que o esmalte for irreversivelmente comprometido, o dentista terá que restaurar o dente. Em casos mais graves, pode ser necessário um tratamento de canal.

Em crianças, tanto os molares dos dentes de leite (decíduos) como dos permanentes, podem ser selados. A aplicação do verniz de flúor pode ser uma outra saída para protegê-los.

Complicações

Caso seja deixada sem tratamento, a cárie fará com que a demineralização danifique completamente o dente e o paciente pode até perder o dente. Caso essas bactérias se espalhaem pela raíz do dente, o paciente pode desenvolver um abcesso dental.

Cuidar de seus dentes ajuda a prevenir a cárie

As bactérias que vivem dentro da sua boca podem inclusive causar cárie, caso você não pratique bons hábitos de saúde bucal . Use uma de nossos cremes dentais com flúor para prevenir a cárie.