Se você evita sorrir porque seus dentes não estão tão brancos como poderiam estar, existem opções seguras e simples para melhorar seu sorriso, além da escovação e do uso do fio dental. Uma delas é um procedimento que utiliza moldeiras para clareamento personalizadas para devolver aos dentes o aspecto saudável, sem que você precise gastar com um tratamento cosmético genérico e caro. Este artigo revela o que você precisa saber sobre o clareamento dental com moldeiras feitas sob medida para você.
Por que usar moldeiras personalizadas?
Existem muitos produtos de venda livre disponíveis para clareamento dental sem a supervisão de um dentista. Porém, para um tratamento de clareamento mais eficaz e seguro, a Academia Americana de Odontologia Cosmética recomenda o uso de moldeira para clareamento feita sob medida pelo dentista. O gel clareador pode vazar de moldeiras mal ajustadas, causando irritação na gengiva; além disso, o clareamento pode não ser tão eficiente quanto com a moldeira personalizada. Com uma moldeira que caiba especificamente na sua boca e se adapte à sua mordida, é possível evitar esses problemas.
Processo de clareamento caseiro
Antes de iniciar o processo de clareamento, o dentista terá que fazer a limpeza dos dentes e tratar qualquer problema dentário existente, como cárie ou doença periodontal. A próxima etapa é confeccionar a moldeira personalizada – algumas vezes chamada de moldeira individualizada. Após fazer a moldagem das arcadas dentárias, o dentista usará os moldes para confeccionar a moldeira. Isso costuma levar alguns dias, de acordo com o especialista em odontologia cosmética, Dr. Kenneth Loeffler.
O dentista o instruirá a colocar uma pequena quantidade da solução de branqueamento nas moldeiras transparentes e a usá-las por até quatro horas por dia, durante uma a duas semanas. Os pacientes costumam se surpreender com o branqueamento obtido durante esse período; depois, tudo o que você precisa para manter os dentes com a melhor aparência possível é um tratamento de tempos em tempos.
Efeitos colaterais
O clareamento dental é um procedimento simples e indolor, seguro para os dentes e para os tratamentos dentários existentes. Ocasionalmente, os pacientes sentem um pouco de sensibilidade dentinária ao frio durante o clareamento caseiro. No entanto, em um a três dias após a conclusão do processo de clareamento, a sensibilidade geralmente desaparece e você pode voltar a tomar sorvete. Se a sensibilidade persistir, consulte o dentista para descartar qualquer outro problema dentário.
Brilhe!
Naturalmente, as pessoas com dentes brancos e sorriso brilhante querem mantê-los assim. Saiba como:
- Escove os dentes duas vezes ao dia com um creme dental branqueador.
- Use o fio dental diariamente.
- Evite alimentos e bebidas que mancham os dentes, como café, chá, vinho, cenoura, mirtilo e outros alimentos de cor escura.
- Agende consultas regulares para limpeza dos dentes.
- Evite fumar ou mascar tabaco.
A aparência dos dentes ao sorrir é importante para qualquer pessoa, não importa a idade. Portanto, se você quer ter dentes um pouco mais brilhantes, converse com o dentista sobre a moldeira para clareamento personalizada para que você volte a sorrir com prazer.